Alagoas, 21 de setembro de 2019

‘Black Mirror: Bandersnatch’ é processado por usar frase ‘escolha sua própria aventura’


A editora americana Chooseco processou nesta sexta-feira (11) a Netflix por violação de marca registrada ao usar a frase “Choose your own adventure” (“Escolha sua própria aventura”, em tradução livre) em “Black Mirror: Bandersnatch”. A ação pede pelo menos US$ 25 milhões, segundo o site Deadline.

A Chooseco, que publica livros do gênero em que o leitor pode influenciar na narrativa através de suas escolhas, afirma ter registrado o uso da frase em relação a filmes, livros e outras formas de mídia. O estúdio Twentieth Century Fox também tem atualmente o direito de desenvolver um filme baseado nos livros do tipo.

A Netflix entrou em negociações com a própria Chooseco em 2016 para licenciar o uso da frase em filmes ou desenhos interativos, de acordo com o processo, mas não tem o direito atualmente.

“A Netflix intencionalmente e deliberadamente usou a marca famosa da Chooseco para se beneficiar de associações positivas com – e da nostalgia causada pela – a marca em adultos que leram a série enquanto jovens”, afirma a ação.

No filme lançado em dezembro de 2018, um jovem programador sofre para criar um jogo de video game baseado em um livro do gênero escolha sua aventura.

AB