Alagoas, 14 de novembro de 2019

Solidariedade: projeto ajuda pessoas por meio da fotografia


Criado no dia 20 de maio de 2018 no interior de Alagoas, na cidade de São Miguel dos Campos, o projeto fotográfico #euamofotografaremsaomigueldoscampos disponibiliza ensaios fotográficos gratuitos.

O idealizador do projeto Ângelo Filho, trabalha com fotografia desde 2012, envolvido sempre com projetos sociais, através de books fotograficos, encontrou uma forma de ajudar as pessoas. Encantado com a beleza da cidade, localizada no interior de Alagoas, após ir ao encontro da sua recém namorada, hoje esposa, Fernanda Rocha, que é natural de São Miguel dos Campos, surgiu a ideia do  #euamofotografaremsaomigueldoscampoos.

“Assim que entrei na cidade me impactei com tantos pontos para fotografar, foi quando nasceu a ideia do projeto”, explica Ângelo.

A iniciativa também se espelhou no projeto do fotógrafo Noiton que ajuda pessoas no interior da Bahia por meio da fotografia.

Segundo Ângelo, o projeto tem ajudado muitas pessoas que sofrem com depressão, pessoas desacreditadas, que encontraram na fotografia uma forma diferente de enxergar a vida.

SELEÇÃO

Para ser selecionado no projeto é importante que o seguidor da página envie sua história para o direct ou email. Todas as histórias são selecionadas manualmente pela sua significância e impacto. A interatividade do seguidor também é observada. Todos os books são realizados na cidade de São Miguel dos Campos, aos sábados, às 16 horas.

Para o idealizador, a fotografia pode ser um apoio para levantar a autoestima das pessoas que muitas das vezes passam por situações adversas na vida. ”Esse mês recebemos muitas histórias emocionantes, um rapaz que teve câncer e foi curado, outra moça que se mutilava, perdeu o pai quando criança e o avô”, conta.

REALIZANDO SONHOS

A fotografia tem o poder de aproximar pessoas e eternizar momentos que são arquivados com muita apreciação. Muitas pessoas têm o sonho de um book fotográfico, mas como o custo é alto, muitos não têm condições. A realização do projeto #euamofotografaremsaomigueldoscampos é uma oportunidade de registrar momentos especiais e realizar sonhos.

Keylla, que teve sua história selecionada, fala sobre a importância do projeto em sua vida. “A minha história ter sido selecionada foi a realização de um sonho. Desde criança, ter um book fotográfico era um sonho e nunca achei que pudesse ser realizado, depois das fotos feitas pude reviver o início do meu relacionamento, ver o nosso filho interagindo com a câmera, foi muito especial”.

Muitas pessoas que tiveram suas histórias selecionadas acabaram conhecendo o projeto pelo instagram, ou por pessoas conhecidas que já tiveram suas histórias registradas, com isso surgiu o interesse de participar.

Anne fala sobre o projeto e de como ficou surpresa em saber que era uma iniciativa sem custo algum.  “O projeto acrescentou muito, pois a lembrança, o carinho, afeto, agregaram bastante no meu relacionamento através dos registros, o que me chamou atenção foi a questão de ser gratuito, pois hoje em dia ser solidário é muito raro”.

Ajudar as pessoas sem ganhar nada em troca é muito difícil, principalmente porque a sociedade não tem muito interesse pela vida do outro. Dessa forma, é raro encontrar projetos sociais que tem o intuito de mudar a perspectiva de vida das pessoas. A fotografia tem esse poder de revelar a melhor parte dos indivíduos, partes que muitas das vezes estão reprimidas pelas circunstâncias da vida.

Segundo Monique, que teve sua história selecionada, a eternização dos registros foi um marco para sua família. ”Graças ao projeto conseguimos registrar um momento muito importante para nossa família, pois a minha gravidez foi muito complicada e queríamos muito marcar entre nós esse momento de amor e carinho”.

A originalidade do projeto tem alcançado muitas pessoas, a página @euamosaomiguel tem mais de 700 seguidores e mais de quarenta mil impressões por mês, o público tem apoiado e compartilhado desse sonho junto com o idealizador do projeto.

Acompanhe o projeto nas redes sociais
Instagram: @euamosaomiguel

Galeria de imagens

Fonte: Izabel Lopes (Lab Dicas Jornalimo)