Alagoas, 09 de dezembro de 2019

Programa Pró-Estrada se consolida e já está presente em todas regiões de Alagoas


Lançado em 2016 pelo governador Renan Filho, o Pró-Estrada já contempla todas as regiões do Estado com obras de implantação e recuperação de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas nos municípios alagoanos. Atualmente, já são cerca de 90 municípios beneficiados e 1200 quilômetros contemplados dos 1800 que compõem a malha viária estadual, promovendo segurança viária e mais qualidade de vida à população alagoana nos quatros cantos do estado.

Moradora de Marechal Deodoro, localizada na região metropolitana de Maceió, Dona Liege dos Santos relata que são notáveis as melhorias trazidas pelo Pró-Estrada que contemplaram o município com obras de pavimentação de vias urbanas. “Eu moro no Barro Vermelho há 30 anos e estou vendo muita diferença na rua. Antes era calçamento, ficava tudo esburacado, dificultava a vida de quem passava de carro e até caminhando, mas, agora, está bem melhor. A rua ficou até mais bonita”, conta.

As obras realizadas pelo Pró-Estrada promovem também a integração dos municípios as suas respectivas regiões e ao Estado, como um todo. Um exemplo é a implantação de acessos que levam desenvolvimento a povoados e cidades em todas as regiões de Alagoas.

A coordenadora da banda Afro Tirene de União dos Palmares, Ângela Pereira, ressaltou o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, também promovida pelo Pró-Estrada. “A gente nunca tinha visto isso antes, o que essa gestão fez foi inovador. Eu tenho 51 anos, venho aqui desde quando eu era criança e hoje eu estou vendo União, finalmente, crescer.”

O secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, pontuou a dimensão do programa ao longo dos três anos de existência. “O Pró-Estrada já recuperou mais de 80% da malha viária de Alagoas, facilitando o escoamento das produções, o tráfego e o desenvolvimento turístico e econômico em todas as regiões. E é com esse trabalho árduo e sério que hoje ocupamos a primeira posição do ranking de qualidade das melhores rodovias brasileiras, motivo de muito orgulho e satisfação para todos nós.”

Assessoria