Alagoas, 26 de janeiro de 2020

Dezembro Vermelho: Arapiraca intensifica ações de prevenção contra HIV


No mês nacional de sensibilização sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), o dezembro vermelho, a Prefeitura de Arapiraca intensifica o trabalho com ações educativas e de assistência à população, em Unidades Básicas de Saúde (UBS), espaços públicos, hospitais, e no Serviço da Assistência Especializada (SAE).

Nesses locais, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza palestras, rodas de conversa, capacitações e ainda disponibiliza, gratuitamente, Testagem Rápida para HIV, nas UBS e ações itinerantes.

Daniele França, coordenadora Municipal do Programa IST/AIDS, a campanha é mais uma ferramenta para chamar a atenção da população para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento.

Durante as ações, a coordenadora apresenta os dados e o serviço que é ofertado, gratuitamente, pelo SUS e disponibilizado no CTA/SAE. Apesar dos avanços no enfrentamento à doença, os números ainda chamam a atenção e são alerta para os cuidados com a prevenção.

Dados

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2018 foram diagnosticadas 89 pessoas com HIV. Este ano, até novembro foram registrados 60 casos. No Serviço da Assistência Especializada (SAE), o Município assiste a 400 usuários.

“É importante saber que, caso o teste de HIV seja positivo, com o tratamento adequado, pode ficar indetectável no organismo e a pessoa não desenvolver a AIDS. O tratamento é oferecido pelo SUS e é gratuito, seguro, e eficaz. Em Arapiraca, além das UBS e ações itinerantes, o Teste Rápido está disponibilizado no CTA / SAE, que fica localizado na Rua Guanabara, 120, bairro Capiatã”.

Daniele França ainda ressalta que, além do Teste Rápido, o tratamento de pessoas vivendo com HIV também é realizado no CTA /SAE, por uma equipe multiprofissional, com confidencialidade e sigilo.

UBS

A UBS da comunidade Canaã, a exemplo das unidades do Município, seguiu a orientação da Secretaria de Saúde e organizou um dia de acolhimento aos seus usuários. Na programação, palestra sobre HIV/Aids, dinâmicas, roda de conversa, realização de Teste Rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, consultas médicas e de enfermagem e encaminhamento para exames. Os usuários ainda participaram de um café da manhã coletivo, sorteio de cestas natalinas e cerimônia religiosa.

Assessoria