Alagoas, 18 de fevereiro de 2020

Professor Josealdo Tonholo é nomeado novo reitor da Ufal


O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Josealdo Tonholo para exercer o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A nomeação de Tonholo já está publicada na edição desta sexta-feira, 17 de janeiro de 2020, à página 1 da seção 2 do Diário Oficial da União (DOU).

O mandato de Tonholo à frente da reitoria da Ufal será de quatro anos. A data de posse em Brasília e da cerimônia de transmissão de cargo em Alagoas ainda serão confirmadas, e devem ocorrer já na próxima semana.

“Ficamos honrados com a nomeação e vamos trabalhar de modo ininterrupto, junto com todos os estudantes, técnicos e docentes de nossa universidade, para fazer uma Ufal cada vez mais presente e atuante rumo ao desenvolvimento educacional, social, cultural e econômico de Alagoas. A comunidade acadêmica e a sociedade alagoana contarão com o trabalho de toda uma equipe devotada à causa do avanço de nosso estado” afirmou o novo reitor da instituição.

Um dos mais respeitados pesquisadores da Ufal, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Tonholo é professor Titular da Ufal e tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.

Desde 2015, Josealdo Tonholo exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC – Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Assessoria