Por: Roberto Moreira
Guimarães é um artista alagoano da nova geração. Iniciou seu trabalho musical tocando em bandas de rock da cidade, e logo cedo demonstrou talento para compor. “Agridoce da ressaca moral”, “Efeito bolha” e “Rosa” são algumas de suas canções. Traz no seu som melodias marcantes e composições com elementos metafóricos, sonorizadas com influências do Rock e MPB, que refletem numa estilística própria.
Uma grata e bem-vinda surpresa da música alagoana, pois em tempos de sociedade de espetáculo, e cultura de massa, buscou o caminho menos atrativo: a boa música. Sem apelo ao modismo e expressões vulgares, Felipe Guimarães deixa claro que se trata de um artista talentoso e diferenciado.
Nos palcos
No ano de 2016 Guimarães fez vários shows em pubs, teatros e casas noturnas de Maceió. Dentre eles, destaque para o show com o músico Martin, guitarrista da roqueira Pitty, e a abertura do show da banda gaúcha Fresno, em agosto desse ano, levando diversos fãs a cantar e vibrar com suas músicas, algo difícil de se ver nos dias atuais, onde se consome, em regra, a música da moda, a balada conhecida e executada nas rádios comerciais.
Nos festivais
Há cerca de dois anos foi finalista do festival “Musikai” promovido pela casa de shows Maikai. Recentemente teve uma de suas canções classificada para o festival promovido pela Secretaria de Cultura do Estado – “Em cantos de Alagoas”. A música ‘Rosa’, de sua autoria, foi interpretada por ele na segunda fase do festival, tendo uma grande repercussão nas redes sociais e excelente receptividade do público presente ao evento.
Lançamento do EP
Já em fase final de produção, no primeiro semestre de 2017 Guimarães promete lançar o seu primeiro EP, “Prefácio”. Com selo da gravadora paulista DDM Music, o trabalho deverá vir com muita coisa boa. Seis canções irão compor o disco, trazendo de baladas românticas às distorções das guitarras ‘Rock and roll’; da batida do Samba ao Reggae. É com esse tom eclético que o artista vem se destacando e já conquistando um grande público.
Novos caminhos
Após lançamento do EP, Guimarães pretende expandir seu trabalho e alçar voos mais altos, levando o seu som para outras praças, como sul e sudeste do país. Pela qualidade apresentada, Alagoas poderá ter mais um nome de destaque no cenário nacional.
Que a música alagoana continue se reinventando com novos e talentosos artistas como Guimarães. Que a mídia, principalmente rádios e televisões, os governos e a iniciativa privada passem a dar o devido valor aos artistas locais, e quem sabe assim, o público também passe a reconhecer e valorizar a nossa primorosa produção cultural.