A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar realizou o segundo Mutirão de Abastecimento de Água em onze comunidades da Zona Rural. Após a ação que teve participação voluntária de motoristas e proprietários de caminhões-pipa, 58 famílias receberam cerca de 500 mil litros de água própria para o consumo humano.
Doze caminhões-pipa, sendo dois da Prefeitura, foram usados nesta ação de combate à sede e de promoção à cidadania durante todo o dia e boa parte da noite. As famílias receberam água captada diretamente do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, e também do trecho quatro do Canal do Sertão, em São José da Tapera. As atividades começaram por volta das 6h e seguiram até as 22h.
“Hoje o município tem apenas três caminhões para abastecer mais de 3 mil cisternas em Pão de Açúcar, desses três, apenas dois estão operantes. Esta é uma das grandes dificuldades a serem superadas pela gestão, o transporte da água. Fica muito difícil, com essa quantidade pequena de caminhões, dar assistência a todas as famílias, por isso frisamos a importância do apoio voluntário de motoristas e proprietários de caminhões-pipa nesta ação”, disse o coordenador do mutirão de abastecimento e responsável pela organização de distribuição e fiscalização das águas, Isaac Izidório Pereira, da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAGRI).
O prefeito Flavinho Almeida, a primeira dama Luciana Mariano, a secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ana Cleide também participaram da ação, prevista para ocorrer no próximo dia 11 de fevereiro nas comunidades Garrincha, Ventoso, Emendadas, Salgado, Japão, Campo Novo, Lagoa do Pé da Serra, Novo Gosto, Imbuzeiro do Nobre, Sossego, Lapa, Laje e João Leite.
Cadastro
Desde o dia 3 de janeiro, pouco mais de 700 cadastros de famílias interessadas no abastecimento de água potável foram realizados na SEAGRI. A Secretaria convoca todas as famílias que se enquadrem neste grupo a comparecerem na sede do órgão, localizado na Travessa Alameda da Esperança S/N, rua do Colégio Padre Soares Pinto, no Centro de Pão de Açúcar, com os documentos de Identidade, CPF e o número de pessoas que moram nas casas, para análise.
A SEAGRI lembra também que a solicitação de inclusão das famílias nos mutirões deve ser realizada com pelo menos um mês de antecedência, para organização do cronograma da secretaria.