A matemática é uma das disciplinas que mais ‘tiram o sono’ dos estudantes. Segundo pesquisa recente do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os alunos de ensino fundamental e médio enfrentam dificuldades em operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão.
De acordo com o Portal Brasil, a disciplina está entre as mais difíceis no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acompanhada de outras ciências exatas como a química e a física. Muitas vezes o problema não está na disciplina ou no aluno, mas em como ela é ensinada.
Pensando nisso, o matemático alagoano Thiago Pereira Dantas lança o livro “Educação Matemática”, pela editora Abrindo Página, que visa fornecer aos professores e educadores novos métodos e alternativas para o ensino da matemática. A publicação será divulgada nacionalmente através de eventos oficiais em algumas capitais do país, começando no dia 15 de março no Rio Janeiro. Maceió, João Pessoa e Recife são outras cidades que receberão o evento.
“O livro foi construído através das minhas observações, estudos e especializações, principalmente durante as olimpíadas da disciplina, onde puder observar as dificuldades mais frequentes para os estudantes. Daí surgiu a ideia em proporcionar aos educadores formas mais didáticas e eficazes para o ensino da matemática”, explica Thiago Dantas.
Ainda segundo Dantas, o livro abre o debate sobre uma nova perspectiva no ensino da matemática através da aplicação de métodos práticos e eficazes. “O alunos precisam perceber que a matemática está em seu cotidiano. Muitos se sentem distantes de alguns assuntos da disciplina, alegando não ter utilidade prática. É preciso mostrar ao aluno que a matemática está na economia, na administração, na engenharia, nas mais diversas áreas”, explica.
Inovação e contextualização seriam essenciais para o ensino da disciplina, segundo o matemático. “O ensino da matemática pode ser prazeroso, atrativo e instigante. Só é preciso mostrar aos alunos, das mais diversas fases da vida escolar, que não se pode ficar preso a um sistema desatualizado de ensino e aprendizado, mas reinventar os métodos e fazer uso das tecnologias para tornar a disciplina mais próxima de todos”, ressalta Thiago Dantas.