Comitê do TJ analisa implantação de ferramenta que acelera julgamento de processos

O Comitê de Gestão de Tecnologia e Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas se reuniu, por videoconferência, com equipe da empresa Softplan, nesta quinta-feira (30). O objetivo do encontro foi o estudo de novas ferramentas que possibilitem maior celeridade de julgamentos.

De acordo com o desembargador Domingos Neto, o Comitê estudará e analisará a possibilidade de aquisição da nova ferramenta. “Se a avaliação for positiva, vamos levar ao presidente que decidirá se o Tribunal vai ou não implementar”, afirmou.

A nova ferramenta já é utilizada em outros Tribunais do país e até pelo Conselho Nacional de Justiça. “Não há mais espaço, pelo quantitativo de processos que temos que julgar, para a manutenção do julgamento tradicional. Isso demanda muito tempo e impacta na produtividade. Então, as causas menos complexas, que já há um entendimento pacificado, que necessite só de um entendimento do colegiado, é preferível que use essas ferramentas e deixe espaço e tempo para as causas mais complexas”, explicou o magistrado.

Para o desembargador, o julgamento virtual possibilita ferramentas que otimizam o julgamento dos processos. “Isso vai gerar uma prestação mais célere e com mais qualidade. Além de sobrar mais tempo para que o magistrado se dedique com mais tempo aos processos mais antigos”. O diretor de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista, também participou da reunião.

Sair da versão mobile