Pessoas que abandonaram seus estudos e desejam retomar sua escolaridade têm uma excelente oportunidade para fazê-lo. Além da oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na matrícula on-line – que abrangeu todo o Estado – a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com vagas abertas nesta modalidade no Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (Ceja), em Maceió. Localizado na Rua do Sol, no Centro de Maceió, o Ceja Paulo Freire está como 1.056 vagas para novos alunos, divididas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os interessados devem se dirigir à unidade de ensino até o próximo dia 25, com aulas começando no dia 5 de fevereiro.
A unidade está com vagas a partir do 6º período do fundamental e ensino médio. São oito turmas por turno, divididas em quatro turmas para o ensino fundamental e quatro turmas para o ensino médio. As turmas de ensino médio concluem o curso em dois anos (quatro períodos), enquanto as de ensino fundamental concluem em dois anos e meio (cinco períodos). Esse tempo sofre um acréscimo de um período a mais para as turmas do turno da noite, pelo fato de a carga horária diária ser menor, sendo cinco horas-aula para as turmas do turno diurno e três horas-aula para as do noturno.
Andrea Menezes, diretora-adjunta do Ceja Paulo Freire, destaca a importância da modalidade de ensino EJA e de que forma ela contribui para a melhoria de vida dos alunos. “A Educação de Jovens e Adultos é uma reparação para quem não teve acesso à escola em tempo regular. É uma modalidade que facilita a vida do estudante trabalhador, oferecendo mais qualificação para o mercado de trabalho”, frisou Andrea.
Em Palmeira
Além de Maceió, a Seduc conta com um Centro de Educação de Jovens e Adultos em Palmeira dos Índios, o Remy Maia. Lá, foram ofertadas 40 vagas por meio da matrícula on-line. Para mais informações, basta procurar a instituição, localizada na Rua Francisco Moura.