”Puxadinho” vip? Ministro defende projeto e diz que assistirá jogo em setor polêmico

Apelidado ”carinhosamente” de Orelhudo, o estádio de Ecaterimburgo ganhou fama por suas arquibancadas provisórias que têm gerado críticas sob o ponto de vista da estética. Com tudo pronto para o primeiro jogo no palco (Egito x Uruguai, na sexta-feira), o ministro regional de esportes, Leonid Rapoport, minimizou a questão e celebrou o resultado do projeto

– Os fãs do futebol em todo o mundo não se importam se a arquibancada é coberta ou não. O que eles realmente se importam é com a paixão que têm pelo esporte. (…) Os meus ingressos são aqui, em algum lugar dessa arquibancada – disse o ministro, em evento no local, nesta quarta.

Com as arquibancadas atrás dos gols, a capacidade do estádio vai para 35 mil pessoas. Delas, 12 mil estarão nos assentos provisórios. Se chover, quem estiver por ali, enfrentará problemas.

A fileira mais alta está a 40 metros do chão. Apesar de íngreme e muito alta (quem tem problemas de vertigem deve, de fato, evitar), a visão não é ruim. Mesmo assim, o local consegue dar boas noções de profundidade do campo.

Esquisito sim. Mas elefante branco não
A arquibancada provisória pode ter tirado um pouco do charme do estádio, mas o projeto tem um motivo louvável: evitar que o palco vire um elefante branco após o fim da Copa do Mundo.

O local é a casa do Ural FC, time de Ecaterimburgo. Apesar de estar na primeira divisão, a equipe está longe de arrastar grandes públicos em seus jogos. Sem a estrutura provisória, o estádio está de acordo com as necessidades do cidade. É um iniciativa louvável em uma Copa onde as cifras bilionárias nos gastos não param de crescer.

– Nós fizemos um estudo sobre a experiência dos países que já sediaram o Mundial para evitar que o estádio se torne um elefante branco. Depois da Copa, as arquibancadas vão ser usadas em eventos municipais e em novos estádios que serão construídos pelas prefeituras da região – disse o ministro russo.

A estreia de Ecaterimburgo no Mundial será nesta sexta-feira, com Egito x Uruguai. O local receberá outras três partidas válidas pela fase de grupos.

AB

Sair da versão mobile