João Mousinho
Pesquisa é o retrato do momento na disputa eleitoral. Essa semana o Ibrape registrou a pesquisa 8617/2018 – 8118/2018 realizada entre os dias 11 e 15 de agosto com 2000 entrevistados de todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 2,19 para mais ou para menos e aponta Renan Filho na liderança com 44% do eleitorado. Os dados têm uma estimativa de confiança de 95%.
Outros candidatos, Basile e Josan Leite têm, cada um, 1% dos votos. Indecisos representam 11% do percentual apurado e 22% dos entrevistados garantem que votam branco/nulo/ninguém.
Rejeição
Um dado que chamou atenção na pesquisa foi quando o seguinte questionamento foi realizado: “Em quem você não votaria de jeito nenhum para governador?”
Disputa por duas vagas ao Senado
Essa mesma pesquisa também apurou a preferência do eleitorado alagoano para disputa ao Senado. Questionado sobre o primeiro e segundo voto os entrevistados expressaram suas preferências:
Renan Calheiros ficou em primeiro com 35%, seguido por Benedito de Lira com 29%, Rodrigo Cunha na terceira posição com 19% e Maurício Quintella com 17%.
Na quinta posição, Flávio Moreno conta com 3% das intenções de votos, Sérgio Cabral e Cícero Albuquerque 1% cada. Osvaldo Maciel não pontuou.
Os indecisos têm uma parcela de 15% no levantamento, já 26% afirmaram votar nulo/branco/ninguém.
Rejeição para o Senado
Assim como na disputa ao Governo, foi questionado: “Em quem você não votaria de jeito nenhum para o Senado?”
Os senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira são os líderes nesse quesito com, 35% e 34%, respectivamente.
Em relação a essa pergunta seguem empatados: Cícero Albuquerque, Osavaldo Maciel, Rodrigo Cunha e Sérgio Cabral, todos com 25%.
Por fim, Flávio Moreno e Maurício Quintella, ambos, possuem 24% da rejeição do eleitor.
Não sabe/nenhum somou 23% dos entrevistados.
Corrida presidencial
O Ibrape também trouxe os números da corrida para presidência da República. 55% dos alagoanos votariam em Lula no primeiro turno, seguido por Bolsonaro com 11%.
Outro candidato que pontuou foi Álvaro Dias, com 1%. O restante dos candidatos não foram citados.
Não sabem/indecisos correspondem a 10% e branco/nulo/ninguém atinge 13%.