Presidente da Câmara de Flexeiras pode ser afastado

Vereador André da Téo, o pivô de polêmicas na Câmara de Flexeiras

Da Redação

O clima anda tenso na Câmara Municipal de Flexeiras. As últimas sessões da Casa Legislativa tem demonstrado a falta de interesse do presidente da Casa, André da Téo, em colocar em votação um projeto que altera o regimento do Poder Legislativo, onde a decisão para convocação da nova Mesa Diretora seja atribuição do plenário e não monocraticamente, via presidente, como é hoje.

Os parlamentares que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Márcio Cavalcante, Liberato Mitchel e Maria Cristina, entendem que o projeto é Constitucional e torna a Casa mais plural e democrática, uma vez, que a decisão, com o projeto sendo aprovado, quem decidirá sobre as eleições do Poder é o plenário, sempre de forma soberana.

A vereadora Irmã Nazaré apresentou um solicitação para Mesa Diretora onde pede celeridade na discussão do projeto. A parlamentar diz que apenas espera que o projeto seja colocado na Ordem do Dia e os seus pares decidam o que é melhor.

Bastidores da notícia

A reportagem da Folha de Alagoas apurou que André da Téo tenta postergar o máximo possível a eleição da nova Mesa Diretora, pois não há mais alinhamento político entre ele e seus pares.

André tenta demonstrar força política, o que vem desgastando a imagem da Câmara com discussões desnecessárias, revelou uma das fontes ouvidas pela reportagem.

Outra motivação para o racha na Câmara de Flexeiras são as eleições do próximo dia 7 de outubro. Um grupo majoritário de vereadores votam no governador Renan Filho para reeleição e uma minoria vota em Collor. Essas discussões, sobre o futuro governador, acaloraram ainda mais a disputa pelo comando da Casa.

Medida drástica

Uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) pode ser aberta a qualquer momento pela maioria da Câmara de Flexeiras para afastar o presidente em exercício.

Um dossiê que vai de abuso de poder até o desrespeito do Regimento Interno está em curso. As próximas sessões na Câmara de Flexeiras serão decisivas para o futuro do parlamento local.

Sair da versão mobile