Cícero Almeida é um dos líderes nas pesquisas para estadual em Alagoas

O deputado federal Cícero Almeida (PHS) se consolidou como um dos líderes nas pesquisas de intenção de voto para a Assembleia Legislativa. Ele desponta na preferência dos alagoanos que reconhecem o desempenho do trabalho dele quando foi prefeito de Maceió por dois mandatos seguidos. O deputado, que concorre a uma das 27 cadeiras na Casa de Tavares Bastos, concentrou a campanha na capital, principalmente na parte alta. Um dos nomes mais conhecidas na política do Estado, ele integra o chapão pela coligação Avança Mais Alagoas, capitaneada pelo governador do estado, Renan Filho (MDB), e pelo senador Renan Calheiros (MDB).

Perguntado pela Folha de Alagoas sobre ser um dos líderes nas pesquisas ao cargo de deputado estadual, Cícero Almeida respondeu apenas que a sua história se reflete nesta liderança. “As pessoas sabem o tanto que eu trabalhei por Maceió quando prefeito, que não deixei o funcionalismo público de lado, valorizei os professores e que a cidade era um verdadeiro canteiro de obras. Como deputado federal não foi diferente, com vários projetos de lei de grande relevância e R$ 66 milhões em emendas impositivas”. Almeida – que já trabalhou como taxista e repórter de televisão – está na política desde 2000, quando concorreu pela primeira vez e foi eleito o terceiro vereador mais votado de Maceió. Dois anos depois assumiu uma cadeira na Assembleia. Em seguida, lançou-se à Prefeitura de Maceió, onde saiu vitorioso para o primeiro mandato. Foram nos primeiros quatros anos à frente do executivo municipal que ele ganhou popularidade não só nos bairros da periferia, como também nos de classe média – a destacar a reurbanização de parte da orla marítima e a reorganização do trânsito nas principais vias. Com a economia do país em ascensão, Cícero Almeida conseguiu dar uma nova roupagem à capital. Ele foi eleito pela Revista IstoÉ, ainda no primeiro mandato, como o 4º melhor prefeito das capitais brasileiras. À época, a revista destacou as atuações dele nas áreas de saúde, educação e pavimentação. Na gestão dele, foram asfaltadas cerca de 2 mil ruas em Maceió. A história dele foi consolidada no segundo mandato, quando eleito com 81,49% dos votos. Cícero Passou dois anos sem mandato, e em 2014 foi candidato a deputado federal, quando conseguiu se eleger. Como deputado federal, conseguiu R$ 66 milhões em emendas impositivas, apresentou mais de 30 proposições e inúmeros Projetos de Lei em defesa da

população de Alagoas e do Brasil. Com o trabalho desenvolvido para as camadas populares tanto no executivo quanto no legislativo, Cícero Almeida pautou a campanha na parte alta de Maceió. Focando em panfletagem, com equipes de trabalho distribuindo santinhos e informativos sobre as ações na vida pública. Almeida realizou caminhadas pontuais e muitas visitas – percorreu, ainda, cidades do interior – com destaque para Rio Largo, onde participou da feira tocando músicas de forró, trazendo à memória dos eleitores o “prefeito forrozeiro” da capital.

Diversos especialistas em política garantem que o poder Legislativo de Alagoas terá uma mudança de pelo menos 1/3 de seus parlamentares. O cenário é positivo para quem tenta uma cadeira na Casa de Tavares Bastos, já que a sociedade vem sinalizando que quer deputados mais próximos ao povo.

Jornal Folha de Alagoas

Sair da versão mobile