Conselho fortalece desenvolvimento de Maceió

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) segue trabalhando pelo fortalecimento de parcerias que permitem trazer desenvolvimento socioeconômico para Maceió. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdem) é um exemplo disso, e vem ganhando força a cada reunião realizada, integrando os diversos personagens da sociedade para debater assuntos como políticas públicas e parcerias público-privadas para tornar a cidade mais atrativa a investimentos. O conselho atua para gerar um ambiente viável a novos negócios, além de preservar atividades econômicas já existentes, contando com o apoio de estudos de viabilidade econômica de algumas regiões e modernização da legislação municipal vigente.

“A Prefeitura de Maceió não cansa de buscar ferramentas que possam auxiliar no desenvolvimento da nossa cidade. O Comdem vem permitir uma maior integração entre a gestão municipal, iniciativa privada e parceiros e o que percebemos a cada reunião é um avanço nas discussões e o encontro de novos caminhos para Maceió”, destacou Fellipe Mamede, presidente do Comdem e secretário municipal de Economia.

O Sebrae Alagoas é uma das instituições que compõem o Comdem. De acordo com Renata Fonseca, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, o conselho é fundamental por permitir a aproximação do poder público, o setor privado e a universidade.

“É importante esse olhar atento para a realidade das micro e pequenas empresas e do microeempreendedor individual, que juntos representam 98% das empresas dos municípios alagoanos. A ideia é poder contribuir com a melhoria das políticas de desenvolvimento do Município focado neste setor que representamos. Todo olhar do Sebrae tem sido nesse sentido, contribuindo com a gestão do prefeito Rui Palmeira para uma cidade mais desenvolvida com foco nas pequenas empresas”, destacou Renata Fonseca.

“Este Conselho é uma iniciativa positiva do prefeito Rui Palmeira e do secretário Mamede, porque permite que os representantes da sociedade civil organizada possam dar sugestões e participar do processo de melhoria da cidade. Já tocamos em diversos assuntos como turismo, construção civil, comércio, indústria e vamos conseguir ajudar a desenvolver Maceió”, disse Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon) e representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) no Comdem.

Além da Semec, o conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Associação Comercial de Maceió, Sebrae em Alagoas, Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria Municipal do Gabinete de Governança (GGOV) e Câmara Municipal de Maceió.

Assessoria

Sair da versão mobile