‘Black Mirror: Bandersnatch’ é processado por usar frase ‘escolha sua própria aventura’

A editora americana Chooseco processou nesta sexta-feira (11) a Netflix por violação de marca registrada ao usar a frase “Choose your own adventure” (“Escolha sua própria aventura”, em tradução livre) em “Black Mirror: Bandersnatch”. A ação pede pelo menos US$ 25 milhões, segundo o site Deadline.

A Chooseco, que publica livros do gênero em que o leitor pode influenciar na narrativa através de suas escolhas, afirma ter registrado o uso da frase em relação a filmes, livros e outras formas de mídia. O estúdio Twentieth Century Fox também tem atualmente o direito de desenvolver um filme baseado nos livros do tipo.

A Netflix entrou em negociações com a própria Chooseco em 2016 para licenciar o uso da frase em filmes ou desenhos interativos, de acordo com o processo, mas não tem o direito atualmente.

“A Netflix intencionalmente e deliberadamente usou a marca famosa da Chooseco para se beneficiar de associações positivas com – e da nostalgia causada pela – a marca em adultos que leram a série enquanto jovens”, afirma a ação.

No filme lançado em dezembro de 2018, um jovem programador sofre para criar um jogo de video game baseado em um livro do gênero escolha sua aventura.

AB

Sair da versão mobile