Os desligamentos na rede elétrica que passa pelo bairro do Pinheiro, em Maceió serão feitos, diariamente, até o dia 10 de março. O objetivo é diminuir a interferência nos dados dos estudos que estão sendo realizados com o método geofísico Áudio Magnetotelúrico (AMT).
Durante este período, a Eletrobras atuará com a automação do sistema para, por meio de manobras, atingir o mínimo possível de consumidores com a interrupção no fornecimento. No entanto, devido à configuração da malha da rede elétrica de distribuição que passa pelo Pinheiro ser responsável também pelo fornecimento para outros bairros, localidades adjacentes poderão ser afetadas.
O método Áudio Magnetotelúrico utiliza como fonte de sinal as variações que ocorrem naturalmente no campo magnético da Terra, e por isso, difere de outras técnicas geoelétricas. O método necessita de um cuidado maior na aquisição dos dados, que não podem sofrer influência antrópica (causadas pela atividade humana) e por esse motivo, para a aplicação do método e coleta dos dados, é necessária a interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica.
Para que se diminua a interferência antrópica nos dados adquiridos e os resultados sejam de melhor qualidade, serão realizados testes para verificar se as redes de alta e média tensão afetarão os resultados. Os endereços listados no cronograma poderão ter o fornecimento interrompido por duas a cinco horas por dia, no período das 6h às 16h, conforme a realização dos estudos.
Redação, com Assessoria