Topo Gigio, ‘rato’ que fez sucesso na TV brasileira, completa 60 anos

Criado em 1958 por Maria Perego, Topo Gigio estreou na televisão um ano depois, na Itália. Mas o fantoche de ratinho fez bastante sucesso no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos.

No Brasil, o primeiro programa em que ele apareceu foi o “Mister Show”, em 1969.

O humorista Agildo Ribeiro (1932-2018) apresentava o programa de auditório, que tinha como grande destaque o boneco de pano, um ratinho falante.

Em italiano, Topo quer dizer rato. Gigio é um apelido derivado de Luigi. O fantoche foi protagonista de um filme italiano lançado em 1961 e ganhou álbuns em várias línguas, incluindo o português.

Com 30 cm de altura e 8 cm de orelha, ele ganhou fama internacional. Em seu país de origem, era apresentado pela atriz Gina Lollobrigida. Nos Estados Unidos, fazia parte do famoso programa “Ed Sullivan’s Show”.

Na TV brasileira, Topo Gigio voltou na TV Bandeirantes, em 1983, no programa “Boa Noite, Amiguinhos”. Reestreou em 1987, na mesma emissora, contracenando com o ator Ricardo Petraglia.

O personagem gravou músicas infantis com temas educativos e divertidos como “O trem de chocolate”, “Os Vovozinhos” e “Conhecendo os sentidos”.

Também dedicou canções a seus fãs, a quem chamava de topinhos, em músicas como “A dança dos topinhos” e “Boa Noite Queridos Topinhos”.

G1

Sair da versão mobile