Moradores do município de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, serão beneficiados com as obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios. O governador Renan Filho (MDB) inaugura a obra. Ainda no município do Agreste alagoano, ele inspeciona os serviços de pavimentação asfáltica de diversas vias urbanas.
A ETA de Palmeira dos Índios foi reformada e ampliada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), num investimento de R$ 4 milhões. O equipamento atende 70 mil habitantes. Antes das obras, a Estação era convencional: fazia floculação, decantação e filtração, além da dosagem de produtos químicos, porém com deficiência.
De acordo com a Casal, após as obras, a ETA passou a ter oito células de floculação e decantadores em sistema modular. Os filtros passaram de simples para duplo, mais que dobrando a capacidade de vazão, que saiu de 270m³/h para 550m³/h.
A ETA atende à legislação ambiental no que concerne ao descarte do material de lavagem de filtros. O lodo é reaproveitado e a água, reutilizada numa Estação de Tratamento específica.
Ainda de acordo com a Casal, a água que chega à ETA de Palmeira dos Índios vem de dois mananciais: o Sistema Caçamba e o Carangueja. A água do Sistema Caçamba já chega tratada, mas é reclorada na Estação. Já a do Sistema Carangueja chega totalmente bruta para ser tratada.
Pró-Estrada
Depois da solenidade de inauguração, Renan Filho fará visita técnica às obras de pavimentação asfáltica de diversas vias urbanas, sobretudo nos bairros Pedro Suruagy, São Francisco e Palmeira de Fora. Os serviços garantem mais segurança viária, urbanização, comodidade e qualidade de vida à população.
As obras são executadas por meio do Programa Pró-Estrada, implementado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), num investimento de mais de R$ 4,6 milhões, recursos próprios do Governo de Alagoas.
Estão sendo pavimentados 5,7 quilômetros de vias urbanas em Palmeira dos Índios. Cerca de 20 municípios já foram beneficiados pelo Pró-Estrada na região Agreste, seja com a recuperação de estradas, pavimentação de vias urbanas ou implantação de novas rodovias.
Desde 2016, o Pró-Estrada implanta e recupera a malha viária estadual, além de pavimentar vias urbanas em todas as regiões do estado. Ao todo, já são mais de 90 municípios beneficiados e 1200 quilômetros contemplados dos 1800 que compõem a malha viária alagoana.