O governador Renan Filho participou, na manhã desta terça-feira (18), da abertura do ano legislativo de 2020. Aos deputados estaduais, o governador apresentou um balanço de 2019 e afirmou que, este ano, Alagoas trabalhará para ser o estado que mais investirá com recursos públicos entre todas as unidades da federação. No ano passado, Alagoas foi o segundo do país que mais investiu proporcionalmente à sua Receita Corrente Líquida (RCL).
“Todos nós esperávamos que 2019 fosse o ano da retomada econômica do país. Algumas coisas ocorreram, mas o Brasil não reencontrou o crescimento. O PIB nacional cresceu próximo de 1% e um país como o Brasil não pode crescer apenas isso. Aqui em Alagoas nós crescemos 2,44% e precisamos também crescer mais. Por isso vamos intensificar os investimentos do Estado este ano, e quem sabe assumir a ponta da tabela dos estados que mais investem do Brasil”, revelou o governador.
O equilíbrio fiscal alcançado por Alagoas nos últimos anos foi e continua sendo fundamental, afirmou Renan Filho, para a concretização desses investimentos. “Qualquer estado precisa de solidez fiscal para enfrentar os desafios. E hoje Alagoas é considerado um dos estados mais sólidos do Brasil. Isso vem se materializando ano a ano, e em 2019 fomos o segundo estado do país que mais investiu recursos públicos vis-à-vis a sua Receita Corrente Líquida. Foram investidos mais de 8% dessa receita na melhoria da saúde, segurança, educação, infraestrutura e, portanto, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.
Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o governador destacou os investimentos em saúde, como a entrega do Hospital da Mulher e as inaugurações previstas para este ano, a exemplo do Hospital Metropolitano, o maior investimento já feito na área em Alagoas; na educação, que deve melhorar ainda mais os indicadores de aprendizagem com os novos programas Criança Alfabetizada e Vem que Dá Tempo, lançados nesta segunda-feira (17); e na segurança pública, que registrou a maior redução da história no número de homicídios em 2019 – tendo Maceió o menor índice de violência dos últimos 30 anos; além dos avanços em infraestrutura e no turismo.
Renan Filho agradeceu à ALE pela relação harmoniosa com o Governo em prol do estado e pediu que o ano seja de trabalho conjunto: “Conclamo a Assembleia para um ano de diálogos, de alguns debates também, mas sempre sabendo que estamos juntos no mesmo barco. Hoje sinto mais segurança na nossa relação, para que a gente continue resolvendo os problemas de Alagoas. É isso o que os alagoanos esperam de nós e é isso o que entregaremos esse ano”.
Antes de finalizar seu discurso, o governador fez um apelo para que os deputados aprovem, antes do Carnaval, o projeto de Lei que permite o rateio das sobras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) entre os professores da rede estadual. “Vamos começar o ano oferecendo a essa categoria o rateio”, pediu.
O vice-presidente da Assembleia, deputado Galba Novaes, que presidiu a sessão solene, agradeceu ao governador pelo trabalho à frente do Estado. “Muitos estados não conseguiram cumprir as obrigações do ano passado e aqui estamos com tudo em dia”, destacou.
Assessoria