Mutirão de Cirurgias em Arapiraca realiza triagens até esta sexta-feira (13)

O Programa de Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), chegou à cidade de Arapiraca. O evento está acontecendo na Praça Ceci Cunha até esta sexta-feira (13), com previsão de atender até 1.050 pessoas no total, 350 por dia.

Moradores de Arapiraca e dos demais municípios do Agreste e Sertão estão tendo acesso a consultas, exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada de mioma e de pedra na vesícula. As cirurgias são marcadas para o Hospital da Mulher, em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

“As cirurgias dos homens serão realizadas em Arapiraca, e as das mulheres e crianças estão sendo agendadas para o Hospital da Mulher, em Maceió”, disse a assessora técnica da Sesau Geonice Peixoto, responsável pelo programa. Geonice lembra que, após passar por todos os procedimentos, o paciente deixa o Mutirão com a cirurgia devidamente agendada.

O atendimento na estrutura montada pela Sesau vai das 7h às 17h. “São procedimentos importantes que farão um impacto altamente positivo na vida dos moradores do Agreste e Sertão do estado, com cirurgias já agendadas para o dia 16 deste mês”, informou Geonice.

O usuário José Lisboa da Silva, 62 anos, de Girau do Ponciano, elogiou o Mutirão. Ele afirmou que tinha ido buscar solução para tratar uma hérnia e pôde realizar vários exames pré-operatórios no local. “Fui muito bem atendido por todos”, ressaltou o paciente, que fará seu procedimento no Hospital de Emergência do Agreste.

Josefa Pinheiro, de 58 anos, moradora da cidade de Jaramataia, cidade da região da Bacia Leiteira, também chegou ao mutirão cedo. “Fui atendida entre as primeiras da fila porque cheguei cedo. Fui consultada e passei por todos os procedimentos com calma”, relatou.

“Finalmente vou resolver um problema que me incomoda há anos. Espero que ações como essa continuem a acontecer em benefício do povo do interior”, disse Maria de Fátima, de 63 anos, também de Jaramataia, que agendou sua cirurgia já para o dia 16 de março no Hospital da Mulher.

Documentos Necessários – Para ter acesso aos serviços do Programa Mutirão de Cirurgias, a população deve levar o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.

Assessoria

Sair da versão mobile