Covid-19: Cerest orienta entregadores, taxistas e motoristas de aplicativos

Durante a pandemia de Covid-19, serviços considerados essenciais durante o isolamento social continuam funcionando, como as entregas por delivery, táxis e transporte por aplicativo. Por estarem em contato com o público, esses profissionais precisam redobrar os cuidados de higiene para se proteger e proteger a saúde de seus clientes. Pensando nisso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) fornece algumas orientações para este público.

De acordo com Taciana Rabelo, nutricionista do Cerest, um dos primeiros cuidados que os trabalhadores que fazem entrega por delivery devem ter é com os uniformes. “Uma das principais condutas de higiene é manter os uniformes sempre limpos, assim como higienizar sempre o box da moto ou bicicleta com detergente neutro e água, e em seguida desinfetar com álcool 70% e os capacetes, tanto por dentro quanto por fora”, explica.

Esses profissionais também devem estar atentos à higiene das mãos. “É necessário higienizar as mãos antes de pegar na embalagem do produto, se não for possível com água e sabão, utilizar álcool em gel. O ideal é também evitar apertos de mão ou contato físico com os clientes, mantendo-se afastado por, pelo menos, um metro e utilizando máscara de tecido e caso seja necessário cobrar com dinheiro ou maquineta de cartão, lembre-se de higienizar as mãos em seguida e a maquineta também”, destaca Taciana.

Motoristas de táxis a aplicativos

Outra categoria profissional que também é exposta ao novo Coronavírus por estar em interação constante com o público são os motoristas de táxis e de carros por aplicativo. Eles também devem tomar algumas precauções em seu cotidiano, evitando a contaminação pelo vírus.

Segundo a médica do trabalho, Ana Paula Cavalcante, é preciso atenção durante as viagens. “É recomendado que esses motoristas andem com as janelas dos carros abertas para fazer o ar circular e que sempre limpem e desinfetem celular e as superfícies frequentemente tocadas em seu veículo com álcool 70% ou solução de hipoclorito de sódio a 1% e estejam sempre usando máscaras”, orienta.

“Além desses cuidados durante as viagens é preciso continuar tendo os cuidados básicos de prevenção que é lavar as mãos com frequência até os punhos, com água e sabão por 20 segundos ou higienizá-las com álcool em geral, evitando tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas”, completa a médica.

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

Sair da versão mobile