Quero agradecer e parabenizar a Associação AME pelo trabalho incrível que essas mulheres guerreiras vêm fazendo não só em Alagoas, mas também em todo Brasil, na defesa e proteção de mulheres vítimas de violência!! A Associação AME liderada pela minha amiga amada Julia Nunes tem defendido juridicamente mulheres que sofrem com a violência ligada ao gênero, ou seja, existe uma relação direta entre o fato dela ser mulher e a violência sofrida por ela. Essa linda associação também presta todo tipo de assistência a essas mulheres com históricos terríveis de agressões, humilhações, perseguições e outras inúmeras formas de violência, disponibilizando apoio psicológico, médico, odontológico, estético, social, entre outros. Sendo suporte e apoio pra essas mulheres há um ano, comemoramos esse primeiro aniversário da instituição com muita alegria e orgulho, tendo a certeza que uma rede de apoio faz toda a diferença na vida dessas mulheres, mostrando literalmente que juntas somos mais fortes.
SEJA MACHO!!
Quando entrei na vida militar fui ensinada que o homem era o modelo, era ele o exemplo de autoridade, de comando, de poder, que se eu quisesse ser respeitada e admirada como oficial, como comandante, deveria seguir aquele modelo, deveria aniquilar a minha feminilidade pois tudo aquilo que me identificava como mulher só servia pra me mostrar mais fraca. Passei muitos anos da minha vida acreditando e vivendo conforme esses ensinamentos, eu não poderia ser sensível, nem afetiva, tinha que falar grosso, não poderia ser simpática nem sorridente e nem vaidosa, usar maquiagem e esmaltes discretos, pois tudo que reforçava o meu gênero reforçava também minha fragilidade e incompatibilidade pra assumir a autoridade que minha profissão me impunha.
SEJA FÊMEA!!
Chegou um momento da minha vida em que decidi ser eu mesma, com todas as minhas características de mulher, com todo meu jeito feminino e provei a todos que nós podemos sim exercer autoridade e sermos respeitadas sendo legitimamente uma mulher, desempenhando todos os papéis necessários na nossa profissão como qualquer outro, inclusive sendo espelho, liderança e inspiração para muitas pessoas. Não se anule, não se subestime, não duvide do seu potencial, não abra mão da sua essência, nem na sua profissão, nem na sua vida, tenha a certeza de que competência e profissionalismo podem andar junto com beleza e feminilidade sim, não aceite mais esse discurso misógino que nosso gênero influência negativamente em nosso desempenho, o segredo do sucesso está em ser exatamente quem és!!