Redação*
No início da noite dessa terça-feira (14), o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou que Maceió vai passar da fase laranja para amarela e a região Metropolitana da capital e o Litoral Norte avançam para laranja, a partir de segunda-feira (20). Contudo, apesar do avanço, o retorno das aulas, do transporte complementar intermunicipal e do Campeonato Alagoano de Futebol ainda está sendo analisado. Para o Governo do Estado, é preciso que todas as exigências sanitárias sejam garantidas para ser autorizada a volta dessas atividades.
As decisões para a reabertura dos setores em Alagoas estão sendo tomadas com base no Plano de Distanciamento Social Controlado e na análise dos três eixos estratégicos que compõem a Matriz de Risco: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Com relação ao transporte complementar intermunicipal de passageiros, Renan Filho lembrou que, apesar de este serviço estar contemplado em Maceió com a volta das atividades na fase amarela, não haverá, neste momento, condições de executá-lo porque as demais regiões do estado, incluindo todo o interior e a área metropolitana, permanecem nas fases vermelha e laranja, que não permitem a retomada.
No tocante ao reinício das aulas, ainda não existe um consenso de como esse processo se dará, uma vez que a questão se encontra em discussão no país inteiro, entre todas as secretarias de Educação dos Estados. “A secretaria de Estado da Educação está discutindo profundamente essa questão”, avaliou.
O retorno do Campeonato Alagoano de Futebol é outra questão que ainda está em análise pelo Governo do Estado, embora com um desfecho possivelmente mais próximo. De acordo com Renan Filho, já existe o pensamento majoritário de que os jogos poderiam ser retomados em Maceió. Entretanto, como há partidas programadas para cidades do interior de Alagoas, inseridas na fase vermelha, ainda se busca o melhor caminho para resolver essa questão.
“O presidente da Federação Alagoana de Futebol (Felipe Feijó) dialoga com o Governo para que construamos as condições para que, até o final do mês, o Campeonato Alagoano seja retomado. Eu acredito que há condições para isso”, declarou o governador.
com Assessoria