Redação
Na apresentação do balanço sobre a violência em Alagoas, na manhã desta quinta-feira (13), o governador Renan Filho (MDB) divulgou, por meio dos dados contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que Alagoas vem registrando queda drástica da criminalidade este ano. O mês de julho, segundo relatório, foi o mais tranquilo desde 2008, quando os dados de homicídios e outros crimes violentos começaram a ser relatados.
Em julho, Alagoas teve uma queda de 8,1% de Crimes Violentos Letais e Intencionais, enquanto, no mesmo período, a capital Maceió teve uma redução ainda maior, de 28%, quando comparado aos mesmos dados de julho de 2019.
O total de assassinatos no mês foi de 79 ocorrências confirmadas, menor número desde o início da medição em 2008.
O governador e o secretário da SSP, Lima Júnior, comemoram também o fato de que o estado não acumulou nenhum caso de assalto ao transporte público neste mês, bem como não há registro de roubo a bancos e instituições financeiras entre janeiro e julho.
Como comparação, de janeiro a julho de 2020, Alagoas tem 38 assaltos a coletivos contabilizados. Em 2014, no mesmo intervalo de meses, o número era de 766 casos.
“Pessoal, com muito trabalho e investimento conseguimos reduzir, ainda mais, a violência em nosso estado. Alagoas teve em julho o menor número de crimes violentos da série histórica. Isso significa muito para nossa gestão, nós que por muitos anos fomos destaques em notícias negativas por pontuar com altos índices, hoje vivemos outra realidade. A implantação de programas de segurança pública, aumento de efetivo, compra de equipamentos, tudo isso atrelado a uma política que pensa no melhor para o alagoano, mostra que estamos no caminho certo”, disse o chefe do executivo na rede social.
Confira os dados divulgados pela pasta:
Roubo a banco (jan-jul) redução -100%
Roubo de coletivo maceió (julho 2019-2020) redução 100%
Roubo de carga alagoas (jan-jul) redução -57,6%
Roubo de coletivo maceió (jan-jul) redução -44,1%
Roubo a pessoas alagoas (jan-jul) redução -32,2%
Roubo a pessoas maceió (jan-jul) redução -29,3%
Crimes violentos e letais maceió (julho) redução -28,6%
Roubo de veículo de passeio alagoas (jan-jul) redução -16,6%
Apreensão de armas – alagoas (jan-jul) aumento de 10,2%
Crimes violentos e letais alagoas (julho 2019 – 2020) redução -8,1%
Roubo de veículo de passeio maceió (jan-jul) redução -3%