INSS: Médicos decidem não voltar e perícias estão suspensas

Redação*

No primeiro dia de reabertura dos serviços presenciais, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não retomaram suas atividades sob alegação de que não há adequação e segurança nos consultórios para atendimentos ao público. Portanto, os agendamentos de perícia desta segunda-feira (14) e dos próximos dias estão suspensos, até que haja inspeções nos locais que garantam proteção aos profissionais e às pessoas.

“O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135”, informou, em nota, o INSS.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) informou que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais após apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia terem sido aprovadas em vistorias realizadas pela entidade.

“Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”, afirmou a associação. “Abrir apenas estas agências e manter fechadas as demais é inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”, acrescentou.

O INSS informou que, a partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. “Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades”, destacou.

com G1

Sair da versão mobile