Candidatos suspendem caminhadas depois de Portaria da Justiça Eleitoral

Redação

Após portaria do Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE-AL) dessa terça-feira (06) estabelecer regras para realização de eventos políticos, recomendando que se evite aglomerações durante a campanha, candidatos à Prefeitura de Maceió anunciam que vão evitar ações como caminhadas que geram concentração de pessoas, para respeitar o distanciamento social aconselhado.

A determinação foi designada pelo juiz da 54ª Zona Eleitoral, Josemir Pereira de Souza. No documento, o magistrado pediu que se respeite as regras sanitárias, como forma de prevenção ao contágio do coronavírus.

Com o início da campanha oficial em 27 de setembro, as aglomerações realizadas por participantes das eleições municipais vêm causando críticas por parte da população, além de preocupação às autoridades.

O candidato Alfredo Gaspar (MDB) foi o primeiro a anunciar a suspensão dessas atividades, por meio de publicação de vídeo em sua rede social.

“Neste ano, as eleições acontecem em meio a uma pandemia. Por isso, a partir de agora, nossa coligação está cancelando todas as caminhadas da campanha eleitoral de 2020”, disse Gaspar.

Na sequência, foi a vez da assessoria de Davi Filho (Progressistas) também comunicar a decisão de parar com um dos atos mais tradicionais da política brasileira.

“Estou suspendendo as caminhadas e vou intensificar as carretas, com adoção de som itinerante. Vamos buscar alternativas pra continuar conversando com o povo e observando as orientações. Como disse lá no início da pré- campanha, pra candidato que só faz campanha em gabinete, fica tudo mais fácil. Eu estou habituado às ruas, a sempre descer e subir grota para me encontrar com as pessoas, no contato olho a olho. Vamos intensificar o uso da comunicação digital e do Guia Eleitoral, e seguir com a campanha, que tá se fortalecendo cada vez mais”.

O candidato do PCdoB, Cícero Filho, soltou uma nota acerca do tema. “A nossa campanha irá continuar fazendo o que sempre fez, ou seja, seguir as orientações sanitárias. Temos total respeito as determinações judiciais e reconhecemos à importância da portaria do TRE, pois, infelizmente, atividades políticas estavam sendo realizadas em nossa capital sem as devidas precauções. Não aglomeramos, nem vamos aglomerar. A pandemia está aí e precisamos cuidar das pessoas.”

A reportagem aguarda o posicionamento dos demais candidatos.

Sair da versão mobile