Redação
Alagoas contabilizou 634 casos de estupros em 2019 contra 455 ocorrências no ano anterior, um crescimento de 38,7%, o que fez o Estado acumular o terceiro maior aumento entre os estados brasileiros. Os dados foram revelados através da publicação nesta segunda-feira (19) do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Ficando atrás apenas de Amapá e Rio Grande do Norte, que tiveram números piores, Alagoas tem 19% registros de estupro por 100 mil habitantes.
Novamente os abusos relacionados a vulneráveis são predominantes. No final de agosto, em reportagem da Folha de Alagoas, a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) contou que atendeu 266 crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2020. Ou seja, sem contar os casos de adultos abusados, os números vêm aumentando ano a ano e tende a piorar em época de pandemia, com a quarentena e isolamento social, já que a maioria dos casos acontecem dentro de casa ou com pessoas próximas, como revela a pasta na matéria.
Também foi tornado público que as denúncias ao 190 (número Polícia Militar) cresceram 61% do primeiro semestre de 2019 para os seis primeiros meses de 2020 em casos de violência doméstica. Saltando de 2.762 para 4.454 este ano.