Redação
Após solicitação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), a segurança de Alagoas terá o apoio das Forças Armadas durante o dia 15 novembro, quando ocorre as votações municipais deste ano. O pedido foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (29), devido ao histórico de problemas em outros pleitos. O reforço federal é para garantir a segurança dos locais de votação e redondezas nas 102 cidades do estado.
Além de Alagoas, os estados do Tocantins, Amazônia e Mato Grosso também ganharão esse apoio federal. “Garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”, consta no texto do TSE.
Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.
“A meu ver, estão preenchidos os requisitos da resolução específica e estou deferindo os pedidos”, disse Barroso durante a sessão plenária desta manhã. De acordo com o ministro, os governadores de Alagoas (Renan Filho); Amazonas (Wilson Lima); Mato Grosso (Mauro Mendes) e do Tocantins (Mauro Carlesse) manifestaram-se favoravelmente ao envio das Forças Armadas.
Ao pedir ao TSE que autorize a presença de forças federais para garantir a segurança do processo eleitoral, cada TRE deve indicar as localidades onde a atuação militar se faz necessária, apontando fatos e circunstâncias que justifiquem o receio de perturbação das atividades. Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE é encaminhada ao Ministério da Defesa, responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.
Até a semana passada, seis estados tinham solicitado a presença da força federal: Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.
com AB