Alfredo relembra de honraria que recebeu de JHC, o passado da família Caldas e apresenta propostas na TV Pajuçara

Guilherme Carvalho Filho/Leonardo Ferreira – Consórcio Melhor Notícia – Folha de Alagoas

Mesmo com a falta de JHC (PSB), A TV Pajuçara decidiu manter o debate previsto para esta sexta-feira (20) somente com a presença do candidato Alfredo Gaspar (MDB), em respeito à programação e aos telespectadores.

Nas apresentações iniciais, Gaspar aproveitou a situação para pedir votos dos indecisos e criticar o postulante JHC pela falta ao debate. “Hoje é um dia da democracia, um dia em que as pessoas podem ver seus candidatos sem as máscaras do marketing. Quero lamentar a postura do deputado João Caldas que desrespeitou o eleitor, desrespeitou essa empresa e desrespeitou os jornalistas dizendo inverdades.”

Classificando como JHC de “Fujão”, Gaspar lembrou que o próprio deputado federal lhe presentou com uma honraria pelos serviços prestados no combate à corrupção.

Na oportunidade, o candidato do MDB disse que o JHC gastou, em 6 anos de mandato, em viagens, ao exterior R$ 9,5 milhões. Alertou, ainda, que o adversário não destinou, sequer, um real para educação de Maceió. “João Caldas, você planta uma esperança de um futuro que, com você, nunca chegará”.

O postulante da situação frisou que JHC não cumpre seus compromissos. “Você desrespeitou, mais uma vez, um compromisso. Assinou um documento dizendo que viria para o debate, mas é assim que você age na vida real. Você não respeita nem sua própria palavra”.

PROJETOS

Na área da educação, Gaspar assegurou que irá construir escolas em tempo integral e dobrar o número de creches. Já na área da saúde, prometeu que vai terminar com as filas, fazendo 20 policlínicas da família em parceria com o Governo do Estado, com o custo de R$ 6 milhões cada.

Na esfera da saúde, Gaspar voltou a acusar a família de JHC. “Quando vocês tiveram com dinheiro na mão, a exemplo do seu pai, pegou o dinheiro da saúde, enganou o povo e botou no bolso. E hoje está condenado pela máfia dos sanguessugas. Isso é vergonhoso. Se você combatesse a corrupção de verdade, você vinha explicar isso em público”.

Na questão econômica de emprego e renda, Alfredo Gaspar disse que vai focar na parceria com os Governos Estadual e Federal e prometeu implantar, já no primeiro dia de gestão, o auxílio municipal para ajudar 60 mil famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. Além disso, pretende fazer o Polo Industrial de Maceió, no bairro do Benedito Bentes, para gerar 10 mil empregos, e um Polo Econômico no Jaraguá, além de reformar todas as feiras populares da capital.

O jornalista Ricardo Mota teve direito a uma pergunta e questionou o candidato acerca da evasão escolar, devido ao afastamento das crianças e adolescentes dos colégios por causa da Covid-19.

“Elas (as crianças) irão voltar para salas de aulas com as regras de segurança sanitária e irão estudar de manhã e à tarde. Quero fazer as escolas bilíngues. Não é só filho de rico que pode estudar em duas línguas”, respondeu o candidato.

Perguntado sobre a pandemia da Covid-19, onde há um aumento de casos e aglomerações espalhadas pela cidade aumentadas pelas campanhas políticas, Gaspar afirmou que vai propor a conscientização das pessoas e “vai a qualquer lugar desse mundo para encontrar a vacina que tiver mais segurança testada para trazer para o maceioense a possibilidade de ficar a salvo dessa pandemia”. O candidato também disse que não tomará nenhuma medida enérgica de fechamentos de estabelecimentos e igrejas.

 

Sair da versão mobile