Debate entre JHC e Gaspar é marcado por acusações; veja as propostas

Leonardo Ferreira – Consórcio Folha de Alagoas / Melhor Notícia

No debate desta terça-feira (24) os candidatos a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB), que se enfrentam no segundo turno, trocaram acusações e falaram suas propostas para algumas áreas da capital. Promovido pela TV Ponta Verde, este foi o primeiro embate entre os postulantes, tendo em vista a falta de JHC ao primeiro debate, na sexta-feira (20).

O candidato JHC citou a questão do continuísmo caso Gaspar seja eleito, pois ele é apoiado pelo atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e pelo governador, Renan Filho, dizendo que o ex-secretário representa “tudo que há de velho na política”.

Alfredo Gaspar, por sua vez, colocou que JHC não representa nada de novo, enfatizou que o deputado federal tem como vice Ronaldo Lessa, além de ter o apoio de Kátia Born. Também acusou o pai, João Caldas, suspeito de envolvimento em esquemas na saúde. Gaspar disse, ainda, que a verba de gabinete que todo parlamentar tem direito é usada “para bancar os luxos” de JHC.

PROPOSTAS

Saneamento
Ambos os candidatos apresentaram poucas sobre o saneamento da capital. JHC prometeu a fiscalização da parceria público-privada da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que teve a área metropolitana cedida a BRK Ambiental, com um contrato que prevê R$ 2 bilhões em investimentos.

O candidato Alfredo Gaspar voltou a argumentar que JHC não destinou sequer uma verba parlamentar para melhorar o saneamento básico. “Vai dar as mãos a Ronaldo Lessa e Kátia Born e tomar banho no salgadinho”.

Tributação
Com o direito de questionar, JHC perguntou a Gaspar se haveria aumento de impostos, visto que o candidato do MDB promete a criação de 20 policlínicas da saúde, a fim de zerar as filas de atendimento, e a implantação do auxílio emergencial para 60 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza.

“Não vou aumentar impostos”, respondeu Gaspar, citando a parceria que vai ter com o Governo do Estado e prometendo que o serviço prestado será condizente com as taxas.

Enquanto JHC proferiu que vai revisar contratos e fazer auditoria dos contratos de iluminação e coleta de lixo, porque os impostos são altos e o serviço mal feito.

Educação
Para a área da educação, o candidato Alfredo Gaspar comentou que vai reforçar a questão do ensino integral, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). E a retomada das aulas, por causa da Covid-19, vai ser feita respeitando as recomendações sanitárias. Ele cutucou o seu rival dizendo que “tudo dele é internet”, sendo que os meninos da grota precisam é de atenção, já que não têm nem aula e alimentação direito, quanto mais acesso tecnológico.

Por outro lado, JHC expôs que Maceió vive na educação analógica, atrasada, que é necessário trazer para o digital. Relatou a importância de valorização dos professores, que, segundo ele, é uma classe maltratada pela atual gestão.

Desemprego
No quesito desemprego, que vem crescendo em Maceió, JHC fez a promessa de investir no turismo e em obras, e, principalmente, facilitar a vida do empregador. “Tirar a Prefeitura de Maceió do cangote do empresário”.

Já Gaspar disse que para a diminuição do desemprego em tempos de crise, ele vai reformar as feiras públicas da capital e fazer o Polo Industrial no Benedito Bentes e o Polo Econômico do Jaraguá, gerando 10 mil empregos.

Saúde
O candidato JHC citou que a política de controle nos postos de saúde é usada como cabo eleitoral. Prometeu que, com ele, será diferente, pois haverá impessoalidade e os cargos de gestão serão definidos por questões técnicas. Caso necessário, serão feitos concursos e os postos de saúde poderão funcionar até as 21:00, chamado plano “Corujão da Saúde”.

O postulante Alfredo Gaspar se lembrou das acusações de desvios do pai de JHC, mas disse que vai acabar com as filas da saúde e criar as 20 policlínicas da família.

Infraestrutura e Habitação
Gaspar prometeu o maior programa de pavimentação da história, com calçamento, ordenação de calçadas e iluminação adequada. Será feito, também, os eixos viários do Jacintinho e do Feitosa para facilitar a locomoção. Além do projeto “Vida nova nas grotas”, para ajudar à população mais carente. Obras e regiões ociosas, como o Centro, vão ser revitalizadas.

JHC, por outro lado, comentou que vai finalmente fazer a obra na lagoa lagunar, promessa da última gestão e vai exigir o término do viaduto da Polícia Rodoviária Federal, parte alta de Maceió, que tem trânsito 24 horas por dia, segundo o candidato. Expansão de conjuntos habitacionais, com 1700 novas moradias, e centros de comércio dentro dos próprios bairros serão incentivados.

Mobilidade Urbana e Transporte Público
Como plano, Alfredo Gaspar falou de facilitar trajetos diretos, com a criação de novos terminais nos bairros do Benedito Bentes e Clima Bom, melhorar a integração e destacou que a melhora do transporte público é essencial. Ainda disse : “a primeira vez que JHC pegou um ônibus foi agora na campanha”.

Exigir o bom serviço por parte das empresas de transporte público de Maceió é a promessa do candidato JHC, além do mais, rever os contratos. Caso as empresas não melhorem, ele afirmou que vai abrir o mercado para que novos contratos sejam realizados.

Sair da versão mobile