Consórcio Folha de Alagoas/Melhor Notícia
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), fez o balanço anual da sua gestão nesta segunda-feira (21). Como primeiro anúncio, ele afirmou que vai endurecer medidas de combate a Covid-19, por causa do crescimento de casos nas últimas semanas. Através de reuniões com os segmentos, há a possibilidade de criar um novo decreto ou retroceder nas fases do Plano de Distanciamento Social Controlado.
Segundo o governador, será preciso tomar novas medidas para “garantir a segurança dos cidadãos”. A conversa será realizada, principalmente, com os representantes de bares, restaurantes e eventos, que, para Renan Filho, “é nessa área de convívio social que mais se dissemina”.
Ressaltando o acordo que o Estado fez com o Instituto Butantan para a compra da vacina, o chefe do Executivo disse que espera que a União forneça a vacina. Contudo, caso o Governo Federal não cumpra a obrigação, Alagoas tem o acordo para a compra de 1 milhão de doses. Renan Filho espera que a vacinação comece entre fim de janeiro e inicio de fevereiro.
Renan Filho classificou, por fim, este ano como “o mais desafiador do século” e ressaltou que o principal desafio do período foi não depender de recursos federais e, por isso, Alagoas é um dos melhores estados no combate à pandemia, citando as inaugurações de hospitais pelas diferentes regiões.
De acordo com informações distribuídas, o Governo de Alagoas investiu R$ 132,7 milhões em recursos próprios e contou com mais R$ 110 milhões de recursos federais para combater a pandemia.