O governador Renan Filho (MDB) e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, visitaram, nesta quarta-feira (13), o galpão onde se guarda agulhas e seringas que serão utilizadas na vacinação. Segundo o chefe da pasta, Alagoas possui mais de 1,2 milhão de unidades.
Em relação aos insumos, Ayres reforçou a importância do planejamento ao longo da pandemia, afirmando que o governador sempre falou sobre a necessidade de comprar materiais e equipamentos com antecedência. Também foi dito que um novo carregamento deve chega em breve.
Vale lembrar que o Governo Federal, através do presidente Jair Bolsonaro, revelou que a compra de seringas e agulhas estava suspensa por conta do aumento de preços. De acordo com o presidente, o Ministério da Saúde só voltará a adquirir os insumos quando os preços voltarem à normalidade.
Questionado sobre a distribuição da vacina, Renan Filho contou que “estamos próximo da vacina”, mas não concorda com o pronunciamento do ministro Pazuello, cuja afirmação foi que a vacinação chegará no “D” sem especificar. O chefe do Executivo estadual enfatizou que nenhum município será deixado de lado. “Todos os municípios serão atendidos. Independente de qualquer coisa, o Estado tem condições de atender com seringas. Vamos garantir as condições para todos”, disse.
Ainda na entrevista coletiva, o emedebista mais uma vez afirmou que os grupos prioritários serão os profissionais de saúde e o da educação, para possibilitar a retomada das aulas. Foi pedido, também, que a população não relaxe nas medidas de isolamento e de higiene, para evitar o crescimento de casos e mortes como nas últimas semanas.
Consórcio Folha de Alagoas/Melhor Notícia