Um mergulho cativante no universo poético de textos, poemas, cordéis e crônicas. Uma imensa história literária de um mundo poético: “nesse encontro com a palavra-viva, a palavra-que-move, apresento-lhes a transmutação de mim nos versos que componho, para, nesse ir-e-vir, eu mesmo me compor”.
Por outro lado, o escritor, André Floriano, surpreende com um livro pedagógico o qual será útil para o público infantil. É um cordel com 7 páginas que, após analisar com um ilustrador, tornou-se uma história da principal cidade do Agreste Alagoano, Arapiraca. É com a ilustração que os versos tornar-se-ão uma narrativa, dando, assim, vida a origem e fundação da “Árvore Frondosa: Uma história da principal cidade do Agreste Alagoano”. O autor, confiante do sucesso das suas respectivas obras literárias, afirma: “A curiosidade desperta o saber. Eis o motivo pelo qual esse poema será um livro paradidático para o aprendizado do público infantil, visto que crianças são curiosas, fazem questionamentos e estão, a todo tempo, descobrindo os porquês das coisas, dos lugares, do universo. E, de tal forma, originou-se a cidade de Arapiraca. Manoel André, em meados de 1848, após adentrar em longas matas, descobriu uma árvore frondosa — conhecida popularmente com o nome de Arapiraca”.
Cursando Direito na Faculdade Cesmac do Agreste, o jovem escritor e crítico literário conta que depois de lutar por anos por uma editora que se interessasse pelo seu trabalho aqui em Alagoas, encontrou a Editora Performance. E em menos de uma semana após entrar em contato com essa editora, a espera teve fim e dois dos seus livros “O Universo Poético” e “A Árvore Frondosa” serão finalmente publicados. Ainda não há data para publicação do livro, mas as expectativas são imensas a começar pelo prefácio escrito pela Dra. Karina Franco, preâmbulo escrito pela ex-senadora Heloisa Helena e a ilustração pelas mãos do design, André Almeida.
A Editora Performance, uma pioneira no Estado de Alagoas, localizada na Cidade do Agreste, destaca-se por incentivar a cultura e a literatura nos municípios alagoanos, como publicações de antologia, romances e artigos científicos.
A inspiração para escrever começou cedo. Desde criança, André Floriano produzia textos e poemas: “Escrever é eternizar momentos imaginários, advindos, sobretudo, de um universo particular e único, o qual tornar-se-á do leitor em algum momento. O Universo Poético é fruto de uma cosmovisão poética-filosófica, onde diversifiquei vários momentos e eternizei-os em palavras. A Árvore Frondosa adveio, a priori, de uma ideia de contar às histórias dos municípios alagoanos através de cordéis, poemas e ilustrações, visando, portanto, a facilidade na aprendizagem do público infantil. Enfim, deleitem-se, brevemente, dessas obras”.
Assessoria