Governador anuncia que Alagoas retorna à Fase Amarela ; veja como fica o funcionamento do comércio

Redação

Diante do avanço da pandemia nas últimas semanas, o governador Renan Filho (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (04), que Alagoas está regredindo da Fase Azul para a Fase Amarela no Plano de Distanciamento Social Controlado. Com a medida, algumas restrições antigas entram em vigor, por sete dias, como suspensão de eventos, boates, limite de pessoas e mudança no horário dos estabelecimentos (veja abaixo).

O chefe do Executivo estadual lembrou que a média de mortes está abaixo da nacional, porém, sem a colaboração coletiva, Alagoas pode retornar a fases que incluem o fechamento do comércio. “Estamos no limite máximo do que o equilíbrio permite”, disse Renan Filho.

“Tomamos a decisão de não restringir drasticamente, mas vamos seguir observando como acabamos de observar os indicadores. Entretanto, é fundamental que as pessoas compreendam que uma pandemia como essa, a doença não é individual, mas coletiva”, completou o governador.

Atualmente, 594 pessoas seguem internadas por problemas decorrentes da Covid-19. Foi dito, também, que seguir abrindo leitos, para chegar a 1500 leitos, esse é o objetivo do Governo de Alagoas para tratar pacientes da Covid-19, mas que abrir leitos não quer dizer que vai salvar todas as vidas. “Por isso precisamos da colaboração de todos para manter o distanciamento”.

Tanto o governador, quanto o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, ainda fizeram um apelo à população para evitar que a situação se agrave ainda mais.

Veja as principais mudanças:

Eventos comerciais e particulares ficam suspensos;

Boates e casas noturnas não podem funcionar;

Bares e restaurantes só podem funcionar até às 23h, com 50% da capacidade;

Templos e instituições religiosas podem abrir, desde que com 60% da capacidade;

Transportes intermunicipal e turístico só podem circular com 50% dos passageiros;

Shoppings de Alagoas vão funcionar de 11h às 21h, enquanto Lojas de Rua, de 10h às 19h, com exceção dos estabelecimento do Centro, que vão poder abrir de 9h às 17h;

Cirurgias eletivas, exceto pacientes com câncer e problemas cardiovasculares, estão suspensas por 15 dias;

Sair da versão mobile