Redação*
O prefeito de Maceió, JHC (PSB), determinou que a redução da frota de ônibus vigente por causa do decreto de combate à Covid-19 seja revertida e que as empresas ampliem as linhas nos horários de pico para evitar superlotação e disseminação do coronavírus.
As medidas foram publicadas por meio da Portaria nº 037, no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11). Os passageiros estavam reclamando da quantidade de pessoas nos coletivos, o que vai à contramão da recomendação de se evitar aglomerações. Por isso, a prefeitura decidiu proibir a redução na frota, bem como vai intensificar a fiscalização nos ônibus.
“A gente sabe que foram anunciadas medidas restritivas, mas de nada adianta se os ônibus, principalmente em horários de pico, continuam lotados. Eu peguei o transporte público de Maceió às ruínas e a gente tem trabalhado bastante. No passado, as frotas foram reduzidas pela metade e a gente tem o entendimento que, muito pelo contrário, nesse momento a gente não pode, em nenhuma das hipóteses, diminuir o número de ônibus”, pontuou o prefeito.
A portaria prevê ainda a sanitização de todos os veículos que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió, obrigatoriamente, na ida e volta de cada viagem. Além de determinar o retorno imediato das viagens semi expressas de seis linhas de ônibus.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já intensificou as fiscalizações e irá autuar as empresas em caso de descumprimento de qualquer uma das medidas previstas na portaria. A população pode denunciar ainda o transporte coletivo que não seguir os protocolos, por meio do aplicativo cittamobi e do canal de denúncia da SMTT, no número 118.
“É importante destacar que estamos do lado da população e, doa a quem doer, a gente vai tomar as medidas cabíveis. Os tempos são outros, as coisas mudaram e este é um novo momento que Maceió vive; então, a gente vai aos poucos aqui imprimindo a nossa cultura, a nossa forma de atuar dentro da administração, fazendo eles entenderem que todos esses alertas não são de brincadeira, e tem sim que respeitar o povo da nossa capital”, reforçou o prefeito.
JHC destacou ainda algumas medidas já tomadas com relação ao transporte público na Capital. “Nós diminuímos o valor das passagens; mudamos o tom com as empresas de ônibus, para que elas possam cumprir com suas obrigações; ampliamos mais 15 novas ofertas de linhas; e agora também, de forma emergencial, nós abrimos a Ecovia Norte, diminuindo tempo de exposição dessas pessoas dentro do ônibus”.
com Secom