Nova remessa de vacinas vai contemplar grupo com comorbidades; saiba lista de doenças prioritárias

Assessoria

Redação

Com mais 81.550 doses desembarcando nesta sexta-feira (16), Alagoas está próxima de finalizar a vacinação do grupo prioritário de pessoas acima de 60 anos. Com o avanço, cidadãos com comorbidades começam a receber os imunizantes, em algumas cidades, já neste fim de semana.

Essa nova remessa já vai começar a ser distribuída ainda hoje, e o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 prevê que o grupo com doenças preexistentes é o próximo público alvo, o qual precisará comprovação médica para receber a vacina (leia mais abaixo). O calendário será divulgado por cada município.

Em Maceió, o prefeito JHC anunciou que pessoas com síndrome de Down já serão contempladas neste sábado (17). Já no domingo, inicia-se para pessoas com comorbidades de 59 anos ou mais.

Veja a lista de comorbidades:

– Pacientes renais

– Adultos com síndrome de Down

– Faixa etária de 59 anos: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

“Serão 18.500 alagoanos que serão imunizados nesta faixa etária dos 59 anos, que foram previamente determinados pelo Ministério da Saúde (MS). O quantitativo de doses recebidas foi dividido e Alagoas vai vacinar, também, a população quilombola, continuar vacinando profissionais de saúde e, claro, os pacientes com comorbidades, desde que ele esteja com 59 anos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

As vacinas destinadas ao público de 59 anos com comorbidades serão da AstraZeneca. Ou seja, após tomar a primeira dose, a segunda dose do imunizante será aplicada no período de três meses. Quanto à remessa do imunizante CoronaVac, esta ficará retida no Programa Nacional de Imunizações em Alagoas (PNI-AL) para segunda dose.

“Devido ao comunicado do Instituto Butantan de que a produção de vacinas no mês de abril será baixa, a Secretaria de Estado da Saúde, de forma preventiva, está armazenando este novo quantitativo para segunda dose”, explica o secretário Alexandre Ayres.

Comprovação
No documento elaborado pela Sesau e pelo Cosems/AL, também estão descritos os documentos necessários que a população deverá apresentar para comprovar a comorbidade na hora da vacinação.

 

A nota técnica também orienta a equipe de vacinação a avaliar as documentações e reter a cópia do documento, tanto na aplicação da primeira dose, como na segunda dose. É importante salientar que, para tomar a segunda dose, o portador de comorbidade deve procurar o mesmo local que tomou a primeira.

A Sesau e o Cosems/AL reforçam que é responsabilidade da gestão municipal organizar e implantar estratégias para facilitar o acesso à vacinação da população com comorbidade. A nota ainda ressalta que os municípios devem seguir as orientações que constam nas notas informativas emitidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Sesau.

com AA

Sair da versão mobile