Alagoas volta a bater recorde semanal de mortes por Covid-19, segundo observatório

Redação

O total de mortes por Covid-19 em Alagoas, na última semana, foi de 164 registros, o que fez o estado voltar a bater o recorde de óbitos pela segunda semana seguida. No período anterior, 160 pessoas faleceram em decorrência da doença. Segundo análise do Observatório Alagoano de Polícias Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, a nova avaliação evidencia uma pequena aceleração da pandemia.

Ainda segundo dados do observatório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgados nesta segunda-feira (19), os casos também aumentaram, sendo 5.336 contabilizados nesta 15ª Semana Epidemiológica de 2021.

O risco de colapso da rede hospitalar também se mantém presente, diante da média elevada de leitos ocupados, que está acima da margem de segurança, embora o crescimento tenha permanecido estável na última semana.

Maceió, Arapiraca e a Região Metropolitana da capital continuam a líder nos quesitos média de mortes e de casos. A quantidade de casos em investigação também registrou crescimento, sendo que 45% RT/PCR dos testes têm dado positivo.

“A tendência de alta de casos e óbitos observada ao final da 15ª SE e a elevada ocupação hospitalar são evidências do atual cenário de descontrole da transmissão do novo Coronavírus, que não sendo revertido poderá causar o esgotamento do sistema de saúde que já apresenta indícios de saturação em algumas localidades”, consta na análise desta semana.

Sair da versão mobile