Secretaria de Saúde distribui novas doses aos municípios; Pfizer deve chegar na segunda

Redação

Após Alagoas receber um novo lote de vacinas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começou a distribuir as doses aos municípios já nesta sexta-feira (30). Do total recebido, 65.500 doses são da vacina AstraZeneca/Oxford, sendo 12.610 somente para quem vai receber a segunda dose. Agora, o Governo aguarda a chegada do imunizante Pfizer, o que deve acontecer no início da próxima semana.

A grande diferença da vacina belga é quanto à temperatura de armazenamento, que, para manter seu prazo de validade ideal, precisa estar armazenada em temperaturas que variam entre -60º C e -80º C, em freezers específicos. Caso esteja em temperatura próxima a -20º C, a Pfizer, que possui mais de 90% de eficácia, tem validade para aplicação de até 15 dias. Assim como as outras, são necessárias duas doses, com o intervalo de 21 dias.

Hoje, Maceió anunciou a retomada a partir deste sábado da aplicação da segunda dose da vacina Coronavac, paralisada após falta de repasse do Ministério da Saúde. O novo lote, porém, só trouxe 1.400 unidades, que serão exclusivas para quem ficou sem receber a segunda dosagem.

Distribuição
Na manhã desta sexta-feira (30), o Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, fez a distribuição de 15.960 imunizantes para os municípios de Maceió (13.255), Ibateguara (370), União dos Palmares (1.445), São Miguel dos Milagres (25), Porto de Pedras (70) e São Miguel dos Campos (795), que agendaram a retirada no próprio órgão.

Outras 21.120 vacinas foram transportadas para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos de Arapiraca, destinadas aos 46 municípios da II Macrorregião de saúde. Após a distribuição das doses e dos insumos para as gestões municipais, cabe às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) o armazenamento, o cadastro das doses aplicadas, a escolha dos pontos de vacinação e a administração dos imunobiológicos na população.

e AA

Sair da versão mobile