Maceió: Instituto Falpe aponta números da corrida eleitoral 2022

Por Leonardo Ferreira

O Instituto Falpe realizou pesquisa em Maceió no período de 30 de abril a 3 de maio. Foram ouvidas 1.044 pessoas na zona urbana da cidade. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O sistema de coleta foi entrevista domiciliar.

De acordo com os números do Falpe, o prefeito JHC e o deputado Davi Davino Filho lideram na capital alagoana à corrida eleitoral para o Governo do Estado. JHC aparece com 26%, enquanto Davi Filho, terceiro colocado na disputa à prefeitura em Maceió em 2020, acumula 22% das intenções de voto. O secretário de Segurança, Alfredo Gaspar, ficou como terceiro mais citado, com 16,5%. Vejam os números:

Governador

Senador

Deputado Federal

Deputado Estadual

No campo da esquerda, Cícero Filho (PCdoB) foi o melhor colocado entre os citados. Destaque nos debates da eleição para prefeito em 2020, Filho, ao que parece, foi o candidato do chamado campo progressista que mais cresceu e tem aparecido bem nas pesquisas em que seu nome é cogitado para deputado. Na sequência das forças da esquerda, aparece Ricardo Barbosa (PT).

Do lado oposto politicamente, Josan Leite tem 0,5% da preferência eleitoral na capital. O secretário Alexandre Ayres, que vem tendo seu nome especulado pelo desempenho na Saúde, foi citado apenas por 0,25% dos entrevistados.

Caso JHC não participe do pleito, Davi Filho lidera com folga, possuindo 30,5% das intenções, contra 19,5% de Alfredo Gaspar, aponta os detalhes da pesquisa Falpe.

Os que não votariam em nenhum dos candidatos acima somaram 14,5% dos entrevistados, além disso, 8% preferiram não opinar.

Rejeição
Na pesquisa, os entrevistados de Maceió também foram questionados em quem eles não votariam. Na liderança do quesito, reaparece o ex-prefeito Rui Palmeira, acumulando 11% de rejeição, seguido por Alfredo Gaspar, com 6,5%.

Sair da versão mobile