Governo anuncia novo decreto que permite reabertura de cinemas; veja novidades

Redação

O governador Renan Filho anunciou, nesta terça-feira (11), que Alagoas segue na Fase Vermelha, mas com novas flexibilizações das restrições. Entre as novas medidas, cinemas, museus e teatros podem reabrir com limitação de capacidade,  a partir de sexta-feira. O decreto é válido por 15 dias, quando a situação será reavaliada.

Com a tendência de queda, apesar dos números ainda elevados, o Governo de Alagoas decidiu avançar em alguns segmentos. Agora, o toque de recolher passa de 21h para 22h, os bares e restaurantes poderão funcionar até as 21h, tanto durante a semana, quanto aos fins de semana, mesma situação para os shoppings centers e demais lojas. Fica autorizada, também, a abertura de cinemas, teatros, museus, circos e parques com 30% de ocupação.

Mesmo com manifestações pedindo o retorno das atividades, o setor de eventos, por sua vez, ainda não foi contemplado neste momento. Como justificativa, o governador afirmou que eventos geram a situação menos recomendável de todas para combater a pandemia, que é aglomerar pessoas, mas também foi dito que em breve flexibilizações na área serão possíveis.

Além disso, o chefe do Executivo estadual lembrou que a educação estadual somente voltará com aulas presenciais quando os profissionais forem vacinados. Sobre os trabalhadores da comunicação, não há previsão para vacinação, porque a classe não está no Plano Nacional de Imunização. “Não temos autorização legal”, expôs Renan Filho.

“Temos acompanhado certa estabilidade da ocupação hospitalar em relação a leitos de UTI, bem como uma redução de alagoanos hospitalizados, o que nos garante que estamos tendo menor número de complexidades, ou seja, a tendência é que, nas próximas semanas, tenhamos mais redução da mortalidade no estado. Isso é importante para que a gente tenha condições sanitárias necessárias para promover o pleno funcionamento da nossa economia. Vamos seguir vacinando, fornecendo tratamento para quem adoece e alertando as pessoas para que se cuidem”, disse o governador.

Dados
Na última semana, Alagoas registrou 123 óbitos por Covid-19, sendo 65 em Maceió, ou seja, média abaixo de 20 por dias, mostrando tendência de queda. No mês de abril, 309 pessoas perderam suas vidas na capital por causa da doença, enquanto 357 eram do interior. Até a última atualização, a ocupação de leitos de UTI está em 74%.

Sair da versão mobile