Da Redação
Órgãos de segurança já se preparam para uma possível tragédia Pinheiro e bairros adjacentes, devido a extração de sal-gema na região feita pela Braskem. Nessa semana, foi realizado no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMtz) a continuidade do Simpósio de Ajuda Humanitária.
O objetivo é ensaiar a atuação emergencial conjunta caso aconteça um desastre na parte alta de Maceió.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que participou do simpósio, o encontro incorpora uma série apresentações fundamentais para a atualização do Placon, explanações acerca da Operação Alagoas II, e exposições de todas as organizações e instituições presentes, além de três simulações de incidentes.
“A CBTU possui papel importante na atuação emergencial, por ser responsável pelo mais viável transporte de massas, que independe de trânsito e possui capacidade logística para atuação, seja por meio das estações, seja por meio dos próprios veículos sobre trilhos e seus acessórios”, comenta Morgana Moraes, especialista em transportes ferroviários.
Atualmente compõem o Plano de Contingência e Maceió: Companhia Brasileira de Trens Urbanos; Forças Armadas; Algás; Casal; Agência Brasileira de Inteligência; Defesas Civil Municipal, Estadual e Federal; Corpo de Bombeiros de Alagoas; SMTT: Semas; Semsc; Grupamento Aéreo; Polícia Militar de Alagoas; Cruz Vermelha, Polícia Rodoviária Federal; Universidade Federal de Pernambuco; SAMU e outros.
Vale lembrar que, durante visita presidencial, o prefeito JHC apelou ao presidente Jair Bolsonaro apoio às ações da Prefeitura de Maceió aos moradores do Pinheiro.
Saiba mais na versão impressa da Folha de Alagoas, nas bancas!
