Da Redação
O Governo de Alagoas decidiu, nesta quinta-feira (27), endurecer as medidas de enfrentamento à Covid-19. O novo decreto regulamenta que Alagoas volta ao patamar de 30 dias atrás, com comércio, lojas, shoppings, restaurantes, bares, praias, entre outros, não podendo funcionar aos fins de semana, além de restrições nos horários (confira todas as mudanças abaixo).
Com o recuo, cinemas e teatros voltam a ficar impedidos de funcionar. Foi prometido, também, o aumento nas fiscalizações. O decreto começa a valer a partir da meia noite desta sexta-feira (28) até o dia 10 de junho.
A decisão governamental levou em consideração que a ocupação de leitos de UTI ultrapassou a marca de 90%. Ao todo, Alagoas possui quase 400 leitos de UTI exclusivos para atender os contaminados, no entanto, alguns hospitais já estão lotados e outros com ocupação próxima a 100%.
O governador Renan Filho destacou a chegada de novas cepas no Brasil, bem como o aumento de casos na população mais jovem. “O Brasil se coloca muito próximo de uma nova onda, que, se não for contida, perderemos muitas vidas. Às vezes as pessoas não sabem bem o que significa mais de 450 mil mortes por Covid-19, elas só compreendem quando chega a sua família, levando um pai, uma mãe ou um filho.”
“Infelizmente, pela dificuldade da produção de vacinas no país, pela dificuldade do Governo Federal em enviar novas remessas na quantidade necessária, estamos vivendo ondas atrás de ondas. A segunda onda parece que nem acabou e o Brasil já vai entrar na terceira. Por isso, para conter os efeitos, renovamos as medidas restritivas”, completou o governador.
O secretário Alexandre Ayres voltou a destacar que as decisões são baseadas em análises técnicas e científicas, pedindo a colaboração da população. Com 10% da população alagoana vacinada com duas doses, ele também lembrou que, mesmo imunizado, quem se vacinou pode se contaminar e transmitir aos outros.
“Se o cidadão não entender o seu papel no enfrentamento à pandemia, cada vez ficará mais difícil a gente vencer essa batalha. Precisamos que essa responsabilidade não fique apenas nas costas do Poder Público. Não é o momento de aglomerações e descumprir as recomendações”, disse o chefe da pasta da Saúde.
Veja como fica o funcionamento dos setores:
– Restrição de circulação das 21h às 5h
– Centro: 9h às 17h, de terça a sexta-feira, sem poder abrir nas segundas-feiras e aos fins de semana
– Galerias e lojas: 10h às 18h, entre terça e sexta-feira, também impedidas de funcionar na segunda e no fim de semana
– Shoppings: 11h às 20h, mas fechados as terças, finais de semana e feriados
– Restaurantes/bares: 5h às 20h; durante os finais de semana, apenas por delivery ou pague e leve
– Praias, rios, marinas, calçadão (incluindo atividades físicas) vedados aos fins de semanas e feriados
– Museus, teatros, cinemas e parques não podem funcionar