Ícone do site Folha de Alagoas

Aliados veem última chance de Bolsonaro afastar Salles após pedido de inquérito pela PGR

Aliados do presidente Jair Bolsonaro dizem que ele ganhou uma “última oportunidade” para afastar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pelo menos temporariamente, depois que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra ele.

“A situação do ministro, que já era difícil, ficou mais ainda, e o presidente ganhou uma última oportunidade com a decisão da PGR para afastá-lo temporariamente sem se desgastar. Se não fizer isso agora e for obrigado a fazê-lo mais tarde, vai ficar com a imagem de que protegeu um ministro envolvido em irregularidades”, disse reservadamente ao blog um interlocutor de Bolsonaro.

Aliados de Bolsonaro querem convencê-lo a afastar temporariamente o ministro Ricardo Salles até que fique esclarecido se ele está ou não envolvido num esquema para facilitar a exportação de madeira ilegal para os Estados Unidos, o que está sendo investigado pela Polícia Federal. O ministro e assessores foram alvo de operação da PF.

“Se, depois, ficar tudo esclarecido, e que o ministro não está envolvido na exportação ilegal de madeira, ele voltaria para o ministério. Mas, neste momento, em que o país já é alvo de questionamentos na área ambiental, o ideal seria o afastamento temporário do ministro”, disse ao blog um assessor presidencial.

G1/Valdo Cruz

Sair da versão mobile