Governo anuncia novo decreto nesta quinta, mas deve manter atuais regras

Da Redação

Como de praxe após 15 dias, o Governo de Alagoas deve se reunir e anunciar o novo decreto estadual nesta quinta-feira (10). Diante do cenário ainda preocupante, porém, a expectativa é que as atuais medidas sejam mantidas, sem nenhuma flexibilização por mais duas semanas pelo menos.

Uma coletiva deve marcar o anúncio, com as presenças do governador Renan Filho e do secretário de Saúde, Alexandre Ayres. Este que, ao longo da semana, já adiantou que somente quando a taxa de ocupação de leitos de UTI diminuir. “O que eu posso antecipar é que nesse momento não há possibilidade da gente flexibilizar nada”, disse à TV Pajuçara no início da semana, pedindo novamente a colaboração da população no seguimento das regras e protocolos sanitários.

Até a última atualização, 91% dos leitos de UTI se encontravam ocupados, de 390 existentes. O número de casos e mortes também tem subido nesta semana. Desde segunda, Alagoas vem registrando 21 mortes diárias e os casos sempre acima de 700 novos contaminados.

Na questão da vacinação, o estado atingiu a marca de 1 milhão de doses aplicadas, mas somente 292 mil já receberam as duas doses recomendadas entre os três imunizantes disponíveis, o que representa menos de 10% da população alagoana.

O observatório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também apontou para situação preocupante, com um pequeno avanço da pandemia na última semana, por volta de 5%. Por todo esse conjunto e após ter que reverter o penúltimo decreto em poucos dias, é provável que o governo mantenha as regras vigentes, apesar da pressão dos setores econômicos. Novas reuniões durante a manhã desta quinta devem sacramentar a decisão.

Relembre as atuais medidas:
– Restrição de circulação das 21h às 5h;
– Centro: 9h às 17h, de terça a sexta-feira, sem poder abrir nas segundas-feiras e aos fins de semana, além de feriados;
– Galerias e lojas: 10h às 18h, entre terça e sexta-feira, também impedidas de funcionar na segunda, feriado e fim de semana
– Shoppings: 11h às 20h, mas fechados as terças, finais de semana e feriados;
– Restaurantes/bares: 5h às 20h. Durante os finais de semana, apenas por delivery ou pague e leve
– Praias, rios, marinas, calçadão (incluindo atividades físicas) vedados aos fins de semanas e feriados
– Museus, teatros, cinemas e parques não podem funcionar

Sair da versão mobile