Justiça libera R$ 690 milhões de precatórios à Usina Laginha, do Grupo João Lyra

Reprodução/Arquivo

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) liberou o pagamento de R$ 690 milhões de precatórios à massa falida da Usina Laginha, em União dos Palmares, que pertence à família do ex-senador João Lyra. Por dois votos a um, os desembargadores negaram um recurso da União nesta segunda-feira.

Em um dos maiores processos falimentares do país, a empresa tem pelo menos 19 mil credores à espera de reparação financeira. Esses recursos estavam parados em conta judicial há um ano.

O imbróglio corre no Tribunal de Justiça de Alagoas e chegou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No ano passado, os credores pediram o afastamento do presidente do tribunal do caso, desembargador Klever Rêgo, acusado de favorecer a família Lyra. A conduta de Rêgo é analisada pela Corregedoria do CNJ, sob a relatoria do conselheiro André Godinho.

Falência

Localizada na entrada de União dos Palmares, a Usina Laginha, do Grupo João Lyra, foi desativada em 2013. Com o grupo possuindo débitos bilionários, a batalha jurídica, desde então, permanece ganhando novos capítulos, num processo que tem mais de 100 mil páginas, segundo o CNJ, contendo até nuvem própria para evitar problemas no sistema.

Redação, com Metropoles

Sair da versão mobile