Redação
O decreto que entrou em vigor nesta sexta-feira (25) voltou a liberar praias e rios durante o fim de semana em Alagoas. Na análise de balneabilidade, 17 trechos são considerados impróprios para banho entre os Litorais Norte e Sul, além de Maceió, segundo o Instituto do Meio Ambiente.
De acordo com os resultados dos materiais colhidos, quatro trechos de praias e rios do Litoral Sul não passaram nos testes. Foram reprovados: o Rio Niquim, próximo a sua foz, a Praia da Barra de São Miguel, que fica em frente à rua Edson Frazão, a Praia de Duas Barras e a Prainha da Laguna de Jequiá da Praia.
Indo à Região Norte, mais quatro trechos também estão impróprios. A Praia de Paripueira, no lado direito da entrada principal, além de três pontos em Maragogi, todos eles próximos às fozes dos rios Salgado, Persinunga e Maragogi.
Na capital, o cenário é mais abrangente. As praias de Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca e Avenida tiveram resultados negativos. Também estão impróprios para banho a Praia do Pontal da Barra, no trecho ao sul do emissário da Casal, e a foz do Rio Pratagy.
As demais praias populares, por sua vez, passaram na análise semanal do IMA, a exemplo da Ponta Verde, Gunga, Francês, Saco, Pontal do Peba, Sonho Verde, São Miguel dos Milagres, Patacho, Antunes, etc. Vale lembrar que chuvas e outros fatores alteram constantemente as condições da água.