Alagoas recebe 35 mil doses de vacinas e dará prioridade a gestantes e puérperas

Redação

Entre a tarde de hoje e a madrugada desta sexta-feira, Alagoas vai receber do Ministério da Saúde 35.630 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 22.230 doses da Pfizer e 13.400 da CoronaVac, para prosseguir com a imunização.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, os imunizantes deverão ser destinados prioritariamente ao grupo das gestantes e puérperas, contemplado depois o calendário por faixa etária.

“Depois da orientação do Ministério da Saúde para retomar a imunização de gestantes e puérperas com as vacinas Pfizer e CoronaVac, nós estamos recomendando aos municípios que priorizem esse público com as doses que recebemos. Vamos seguir avançando na campanha de vacinação, na medida em que novas doses forem sendo enviadas pelo órgão federal”, afirmou o titular da saúde estadual.

Após receberem o imunobiológico da Pfizer, os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) aferiram a temperatura, fizeram o registro das doses no sistema do MS e mantiveram as vacinas congeladas em freezers, a uma temperatura entre -25° e -15° Celsius.

Com esse procedimento finalizado, os imunizantes foram encaminhados para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca. Eles ficarão armazenados para que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) façam a retirada das doses, depois que o PNI/AL definir o quantitativo de vacinas que cada um dos 102 municípios irá receber.

Balanço
O órgão federal já enviou para Alagoas 2.044.410 doses de vacinas contra a Covid-19. Com esse quantitativo foram aplicadas 1.517.150 doses de um dos quatro fabricantes (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen), com 1.100.381 pessoas recebendo a primeira dose (D1) e outras 416.769 pessoas recebendo a segunda dose (D2).

com Agências Alagoas

Sair da versão mobile