Primeira remessa da vacina russa Sputnik V chegará a Alagoas na próxima semana

Da Redação

Após todo o imbróglio, finalmente chegará a solo brasileiro a vacina russa Sputnik V. A primeira remessa deve desembarcar em Recife na próxima semana e ser distribuída para Alagoas e demais estados do Nordeste, para avançar a imunização contra a Covid-19.

A informação foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste. Ao todo, 1,1 milhão de doses devem ser disponibilizadas para aplicação entre os últimos dias de julho e o início de agosto.

Há meses o consórcio se mobilizou para importar o imunizante, mas ficou dependendo da aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que só ocorreu no mês passado. A eficácia da Sputnik ultrapassou 90% em alguns países. A Anvisa, porém, demorou para autorizar por falta de maiores informações na documentação, impossibilitando a avaliação dos técnicos.

O governador Renan Filho foi um que pediu a aprovação da importação. O intuito do governo estadual, em abril, era trazer 2,2 milhões de doses, com um custo total de 20 milhões de dólares, conforme foi acordado na intenção de compra.

Sair da versão mobile