João Lyra morre por complicações da Covid-19

Redação

O político e industrial João Lyra faleceu, nesta quinta-feira (12), em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado num hospital particular em Maceió.

A informação foi confirmada pelos familiares. João Lyra tinha 90 anos e era bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

João Lyra foi conhecido como o deputado federal mais rico da Câmara dos Deputados. Em 2010, declarou patrimônio de RS$ 240 milhões.

Foi presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado, conselheiro da Associação Comercial e presidente da Associação dos Produtores Independentes de Açúcar e Álcool.

Candidato a governador em 2006, perdeu a eleição para Teotônio Vilela Filho.

O império que João Lyra construiu durante toda a sua vida desmoronou. A Laginha Agroindustrial S/A move um dos maiores processos de falência da história: são 19 mil credores à espera de R$ 1,2 bilhão.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, apenas as dívidas com bancos chegam a R$ 665 milhões; os 547 processos judiciais inscritos têm 104 mil páginas. A dívida ativa inscrita na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) é de RS$ 1,97 bilhão. Ao todo, o grupo deve mais de RS$ 3 bilhões.

 

 

Sair da versão mobile